10 benefícios secretos dos Blogs

Redes Sociais. -

A existência de blogs para as marcas é sem dúvida alguma uma enorme mais valia no que respeita à comunicação e difusão de informação, impulsionando o alcance do público alvo.

10 beneficios secretos dos Blogs

É do conhecimento geral que os blogs são, hoje em dia, excelentes ferramentas de marketing online, uma vez que permitem a partilha de informação das marcas e dos seus produtos com os consumidores.

Através do conteúdo publicado nos blogs, ou seja, dos artigos escritos por marcas e marketers, os consumidores sentem mais confiança na marca uma vez que obtêm mais informação sobre mesma.

Numa era em que os indivíduos estão cada vez mais propensos a participar no mundo online e a partilhar as suas opiniões, as marcas devem também estar preparadas para fornecer a informação que os consumidores online mais procuram.

A verdade é que os blogs, bem como as redes sociais, permitem que as marcas entrem em contacto com os seus consumidores e possíveis clientes de forma mais interativa e próxima.

Neste momento, tanto marcas como pessoas individuais estão a experienciar uma nova era de criatividade, uma vez que sendo o tráfego o objetivo final, todos os conteúdos devem surpreender os seguidores, por forma a não correr o risco de perder audiência.

Os blogs e as plataformas de partilha de conteúdos, têm assim inúmeros benefícios secretos, muitas vezes desconhecidos, sobretudo pelas marcas, uma vez que continuam a associar os blogs a plataformas individuais.

10 beneficios dos Blogs

Quais os 10 benefícios secretos dos blogs?

O desenvolvimento de blogs, tanto em termos pessoais como empresariais tem inúmeras vantagens:

1) Melhoria da escrita dos profissionais – um profissional ou pessoa individual que escreva todos os dias verá a sua capacidade de escrita evoluir, tanto em termos de linguagem como de tempo.

2) Melhoria das habilidade de vídeo – através da gravação de entrevistas de vídeo ou até mesmo do desenvolvimento de formas de conteúdos diferentes, as habilidades de vídeo da empresa vão com certeza melhorar.

3) Aumento do conhecimento – a verdade é que para se escrever sobre qualquer assunto é necessário procurar mais informações sobre o mesmo. Por isso, tanto em termos profissionais como individuais, o escritor estará a adquirir novos conhecimentos.

4) Aumento da visibilidade – ora enquanto marca esta é um dos benefícios mais importantes, uma vez que os blogs contribuem realmente para o aumento de visibilidade das marcas.

5) Aquisição de status de especialista – ao transmitir conhecimentos aos consumidores online as marcas estarão a adquirir um estatuto diferente perante os utilizadores deste meio, tornando-se mais do que marca, especialistas em determinada área.

6) Pesquisa de informação – ora, quando uma marca decide desenvolver o seu próprio blog como fonte de informação, acabará por encontrar grande parte da informação a ser disponibilizada por concorrentes, ficando a conhecê-los muito melhor.

7) Aumento da network da marca – quanto mais visível estiver a marca e mais conteúdo relevante esta partilhar, maior se tornará a sua network, sendo esta obviamente uma ótima fonte de negócio e de clientes.

8) Melhoria em termos de memória – profissionais e pessoas individuais que escrevem para blogs exercitam ainda mais a mente, sobretudo em termos de memória, através da aquisição de conhecimento.

9) Aumento da criatividade – uma vez que o objetivo dos blogs das marcas é sempre o mesmo: captar a atenção dos consumidores, o profissional que escreve os conteúdos estará permanentemente a exercitar a sua criatividade e a desafia-la, melhorando de forma proporcional.

10) Feedback como forma de crescimento – o facto de ser uma plataforma com interação quase instantânea, tal como as redes sociais, faz com que a instituição e o profissional adquiram mais rapidamente as opiniões dos seus seguidores e vão ao encontro do que estes procuram.

A verdade é que os blogs são excelentes motores de negócio, uma vez que transmitem a mensagem da marca de forma interessante aos seus consumidores.

Estas plataformas funcionam ainda como um motor impulsionador de tráfego e visibilidade para as marcas, sobretudo se trabalhados de acordo com as melhores práticas de SEO.


Partilhe a sua opinião