3 análises de performance nas campanhas mobile

Mobile. -

A análise de performance das campanhas mobile continua a ser uma das questões mais ambíguas dos dias que correm. Contudo, existem 3 análises chave, que devem ser tidos em conta.

performance em campanhas mobile

A compreensão dos comportamentos dos consumidores face ao marketing mobile, tornam a sua otimização mais frutífera e sobretudo mais direcionada às necessidades do público alvo.

Apesar de muitas vezes se ouvir falar no marketing mobile como sendo uma comunicação para dois tipos de audiência, a verdade é que apenas é possível melhorar esta comunicação através da análise correta dos seus resultados.

Para que isso seja possível é necessário ter em mente 3 análises de performance nas campanhas online:

1) Análise de publicidade e marketing

Nos dias que correm são desenvolvidas inúmeras aplicações mobile que muitas vezes acabam por não ter o sucesso desejado em termos orgânicos, uma vez que estão a concorrer com outros milhões de aplicações para obter a atenção dos consumidores.

Assim, o sucesso das aplicações mobile depende, na sua grande maioria, das campanhas de marketing desenvolvidas em torno das mesmas.

Uma das práticas mais comuns para potenciar a interação com as aplicações para dispositivos móveis, passa pelo desenvolvimento de anúncios mobile, com o objetivo de encaminhar os utilizadores e mostrar-lhes as funcionalidades das aplicações.

Contudo, mesmo que após o desenvolvimento deste tipo de anúncios se registe um aumento do número de utilizadores das aplicações, é sempre necessário perceber quais os anúncios que estão a ir ao encontro do público alvo definido e quais as suas ações.

É aqui que entra a necessidade de existir uma análise cuidada e profunda das campanhas de marketing e publicidade a decorrer em torno da aplicação.

Através deste tipo de análise é possível averiguar dados como: número de cliques, número de downloads e inscrições, número de convites entre utilizadores e de ações personalizadas.

Esta análise faz com que anunciantes e empresas tenham uma maior consciência sobre o seu investimento, conseguindo assim evitar gastos desnecessários em anúncios que na realidade não estão a contribuir para o aumento de utilizadores da aplicação.

Além dos anúncios mobile, muitas vezes empresas e anunciantes recorrem a publicidade em diversos websites com o objetivo de alcançar uma maior audiência.

Contudo, também neste caso é necessária uma análise aprofundada sobre como estão a decorrer esses mesmos anúncios, com o intuito de perceber quais os websites que estão a obter o retorno desejado em termos de utilizadores.

Só assim é possível otimizar e compreender o ROI (retorno de investimento) face ao número de utilizadores angariados.

campanhas mobile performance

2) Análise In-App

Independentemente do objetivo da aplicação, seja venda de produtos, passagem de conteúdo e informação ou ofertas, esta deverá ir satisfazer as expectativas dos seus utilizadores.

Cada aplicação, tal como as restantes estratégias de marketing, tem os seus objetivos específicos definidos. Contudo, para que seja possível perceber se esses objetivos estão a ser alcançados é estritamente necessária a análise da mesma.

Ora, se no caso anterior, os dados se relacionavam mais com o comportamento dos utilizadores face aos anúncios, no caso das análises in-app os dados relacionam-se mais com o comportamento dos utilizadores dentro da aplicação.

Através desta análise é percetível: o tipo de equipamento utilizado (smartphones ou tablets), o sistema operativo dos utilizadores, a localização, e alguns dados demográficos como o género e a idade aproximada.

Este tipo de dados ajudam as empresas a compreender melhor os utilizadores da sua aplicação e a concluir se esta está realmente a chegar ao público alvo desejado.

A análise dentro da própria aplicação permite, a quem a desenvolve, entender melhor quais os focos de distração dos utilizadores, e assim efetuar as alterações necessárias.

Desta forma, é possível melhorar o user experience da aplicação e torná-la mais adequada ao seu target.

3) Análise de desempenho

A análise de desempenho está relacionada com outra questão extremamente importante – o real desempenho da aplicação.

A análise de desempenho centra-se em questões como: a complexidade da aplicação, a capacidade de resposta, a variação de hardware, os diversos sistemas operacionais.

Ora, todas estas são questões que devem ser tidas em conta não só durante o desenvolvimento da aplicação mas também durante a sua utilização por parte do público alvo, como forma de proceder a mudanças necessárias.

A verdade é que 79% dos utilizadores de uma aplicação só a testam uma vez, por isso, é tão importante que nada corra mal.

A perda de tráfego para a aplicação e, por sua vez, de utilizadores são também causadas por falhas de funcionamento nas aplicações, ou por falta de coerência e relevância para os utilizadores.

Assim, na fase posterior ao lançamento da aplicação, a análise é um fator primordial, sendo que deverá estar sempre na mente dos gestores de aplicações mobile.


Partilhe a sua opinião