6 melhorias no UI para aumentar a Taxa de Conversão

Design -

Existem 6 formas de melhorar o UI de um website e levar mais facilmente os utilizadores a certas ações, aumentando a Taxa de Conversão.

6 formas UI e Taxas de conversao

Um bom UI (interface do utilizador) é muito mais que um design clean ou fontes bonitas, o interface do utilizador relaciona-se com todas as pequenas coisas que tornam a navegabilidade de um website mais apelativa.

Assim, uma navegação fluída e sem problemas consegue melhorar a Taxa de Conversão de utilizadores, já que mais facilmente realizam determinadas ações.

O grande objetivo de uma boa UI é fazer com que o utilizador queira voltar a utilizar determinado website de forma regular sem ter grandes problemas ou distrações pela frente.

Existem 6 pequenas melhorias na UI de um website que podem aumentar significativamente a Taxa de Conversão.

Call to Action:

O importante a alterar não é o conteúdo do call to action, mas sim a forma como este é disposto ao utilizador: a sua vertente visual.

Apostar em botões grandes, que incentivem ao clique, é uma mais valia, pois prendem mais a atenção dos utilizadores e o clique é facilitado devido às dimensões. É ainda de evitar os tradicionais links escritos de pequenas dimensões.

Com o crescimento do mobile e dos responsive websites, adaptados para todo o tipo de ecrãs, um link que seja de difícil clique num dispositivo móvel pode custar à marca um número considerável de conversões.

Mensagens de erro:

Aquando da construção de um website e da definição do seu UI é necessário incluir mensagens de erro para quando o utilizador tenta realizar uma ação que não é passível de ser realizada.

No entanto, as mensagens de erro às vezes afastam os utilizadores pelo que é preciso criar uma forma simpática de lhe dizer que errou, ou que a página simplesmente não existe ou não foi carregada.

Ter em conta resultados:

Muitos são os designers que criam interfaces do utilizador tendo por base o que o utilizador quer ou precisa, algo que de certa forma é correto, mas que na maioria dos casos torna a navegação confusa ou demasiado orientada para uma vertente comercial.

Construir um website tendo em vista os resultados é uma forma de aumentar as taxas de conversão, pois mostra aos utilizadores qual poderá ser (ou efetivamente será) o resultado final da ação que estão a realizar.

Incluir navegações passo-por-passo que mostrem qual o caminho a seguir faz o utilizador sentir-se mais confiante e predisposto a realizar determinada ação, já que tem um objetivo em vista.

Um website que tenha uma abordagem fácil e evite os problemas e frustrações, estimula o utilizador a navegar e a convidar os seus amigos a partilhar a boa experiência, algo que consequentemente aumenta a Taxa de Conversão.

6 UI taxa de conversao

Icons:

Os icons são uma referência visual amplamente utilizada no mundo digital, o seu princípio é chamar facilmente à atenção quando o utilizador está a navegar pela página ou a fazer scroll.

A Taxa de Conversão aumenta com a utilização de icons reconhecidos logo à primeira vista e internacionalmente, recorrendo a convenções de mercado que façam o seu objetivo ser identificado por qualquer pessoa.

É necessário ter em conta que os icons são um complemento à navegação e não o seu substituto, pois a sua sobre utilização pode distrair o utilizador e gerar significados dúbios e de difícil interpretação.

Usar slideshows, moderadamente:

Uma das grandes tendências atuais na criação de UI’s é a utilização de slideshows, pois facilmente captam a atenção do utilizador e dispõem informações importantes como destaques e ofertas especiais.

Contudo, na maioria das vezes, são carregados com demasiada informação e os slides passam muito depressa, fatores que dificultam a leitura e não permitem ao utilizador reter toda a informação necessária.

Um slideshow que passe devagar e apenas contenha informação realmente importante, concisa e necessária, permite às marcas atingirem maiores Taxas de Conversão.

Espaços em branco:

Deixar o utilizador respirar quando visita um website é essencial, ou seja, criar espaços onde se possa descansar o olhar e não haja informação a ser transmitida.

Os espaços em branco também ajudam o utilizador a focar o olhar na informação relevante o que o leva a realizar as ações definidas aquando da construção do website.

Assim, vemos que uma boa UI pode facilmente aumentar as Taxas de Conversão, pois ajuda o utilizador a focar-se no que realmente interessa e a apreender toda a informação necessária para que seja convertido, o que, posteriormente traz múltiplos benefícios às marcas.


Partilhe a sua opinião