Alterações na correspondência de palavras do Google Adwords

SEM -

O Google anunciou recentemente uma mudança de comportamento na correspondência das palavras chave, aplicando as “close variants” a todas as palavras exatas e frases em jogo numa campanha.

Consequecias das novas alteracoes nas correspondencias de palavras chave do adwords

Se nunca optou por esta configuração, nos próximos tempos observará diferenças no comportamento das campanha.

Seguem algumas ações concretas que como anunciante pode tomar para ajudar na gestão das suas palavras chave.

Aumento de Volume

Tal como acontece com a maioria das questões no Google Adwords, isto vai variar de acordo com a estrutura das contas.

No entanto, se confiar na correspondência exata e frase, e não controlar minimamente, então provavelmente vai observar um ligeiro aumento de volume de impressões e cliques.

Este volume pode ser estimado da seguinte forma. Se sabe o tamanho da sua conta então sabe a quantidade de palavras chave. Nesse caso será capaz de calcular o volume adicional sendo que se estima que, pelo menos, 7% das pesquisas do Google contêm um erro de ortografia.

Construção de variantes das palavras chave

O sistema do Google continuará a preferir as palavras chave que fazem correspondência aos termos colocados na pesquisa pelo utilizador, por isso erros ortográficos, plurais e stemmings existentes receberão impressões caso tenham um ad rank maior.

alteracoes nas correspondencias de palavras chave do adwords

Sendo assim, as “close variants” das suas palavras chave vão agora cobrir todo este tráfego para as campanhas.

No momento de procura por novas palavras chave, procure termos de pesquisa com um volume significativo. Adicione-as em primeiro lugar e depois observe quais os termos que essas palavras chave estão a desencadear.

Em geral, provavelmente irá observar um desempenho semelhante em todas as suas variações próximas, e, como resultado, não terá que adicionar estes termos à sua conta e sobrecarregar a sua gestão. Caso note diferenças de performance, pode adicionar esses termos como palavras chave para controlar os seus custos e performance mais de perto.

Redirecionamento de tráfego

Como resultado desta mudança, as palavras chave e frases estarão agora elegíveis para mais leilões.

Antes de entrar em cada leilão, o Google escolhe a palavra chave única dentro de cada conta com base na seguinte ordem:

1- Usa uma palavra chave que corresponda exatamente ao termo de pesquisa;

2- Uma palavra chave de correspondência exata quando as palavras chave são as mesmas;

3- Usa a palavra chave com a maior classificação de ad rank.

A classificação do anúncio pode variar entre diferentes palavras chave dentro de cada conta, o que significa que a mesma consulta pode desencadear um anúncio para várias palavras chave.

Claro que a palavra chave escolhida vai ser a mais competitiva da sua conta, mas é importante saber como é que este novo comportamento de correspondência pode afetar a conta.

Os termos pesquisados são os mais importantes

A palavra chave é uma ferramenta que o anunciante utiliza para chegar ao termo de pesquisa do utilizador, ou seja não é a mesma coisa que o termo pesquisado.

É muito importante perceber o que os utilizadores estão a pesquisar para desencadear as suas palavras chave. Ao compreender as pesquisas, aí sim, pode obter uma visão sobre o que seus potenciais clientes estão à procura.

As mudanças não afetam a inserção dinâmica de keywords

Fechar as variações de palavras chave não deve afetar os seus anúncios com inserção dinâmica de keywords. Erros de ortografia e gramática incorreta são impedidos pelos padrões editoriais desta funcionalidade.

Desta forma, esta mudança vai ajudar sobretudo a ter mais cobertura, sem a necessidade de construir listas de palavras chave exaustivas.

O impacto na conta vai ser maioritariamente ao nível do volume da conta que deve subir significativamente.

O mais importante é não se descuidar na monitorização de desempenho das palavras chave através do relatório de termos de pesquisa, bem como negativar termos sempre que necessário.


Partilhe a sua opinião