Voltar

As atualizações do algorítmo do Google – Panda e Penguin

Panda e Penguin foram declarações de guerra do Google ao SPAM, com o objectivo de melhorar a experiência do utilizador. Não fosse esta a máxima do Google, apresentar sites de alta qualidade no topo dos resultados de pesquisa e parar/ filtrar ao máximo o aparecimento de sites neste topo com qualidade deficiente.

As atualizações do algorítmo do Google - Panda e Penguin

Depois de várias atualizações do Panda, o Google disse que não se iria anunciar mais nenhuma actualização. Isso não aconteceu, mais tarde lançou-se o Panda Dance, a última actualização do Google, que ocorre todos os meses num dia eleito, e que atualiza os rankings dos sites com base nos últimos 10 dias. Esta é a razão pela qual se chama Panda Dance, porque os rankings “dançam” nos resultados dos motores de pesquisa.

As atualizações do Panda, principalmente a última, criaram grande frenesim no mundo do marketing online, sendo que a partir de 2011, os websites que estavam bem cotados tiveram uma recaída significativa nos resultados de pesquisa, enquanto outros websites tiveram um aumento no ranking.

Em 2012, lançou-se o Google Penguin, apesar de vir no mesmo sentido que o Panda, neste caso o objetivo fulcral foi acabar com o targeted webspam. Esta actualização diminuiu sobretudo o ranking de sites que segundo o Google violavam as suas regras de qualidade. Os sites “apanhados” pelo Google Penguin não são necessariamente sites que fazem óbvio Spam mas sim aqueles que usam técnicas apuradas de como manipular os motores de busca.

Este algoritmo acabou por ser tão significante que algumas empresas chegaram até a modificar o nome das suas companhias para obterem o melhor ranking possível.

E como podemos resistir às constantes atualizações do algoritmo do Google? Como podemos prepararmo-nos para estes constantes desafios?

Escrevendo o melhor conteúdo possível, consistente, relevante. Nunca perder este foco, pois nunca é demais reformular conteúdo que esteja pobre, ou, ainda que esteja bom, que se possa melhorar. Conisidera-se um blog uma boa ferramenta para construir conteúdo regular e relevante, e bem trabalhado pode ser bastante vantajoso para um website.

Diminuindo a relevância dos anúncios existentes na nossa página, o mais importante é sempre o conteúdo ortanto qualquer site deve ter em mente esta prioridade.

Assegurando que não existe qualquer página vazia, links quebrados ou páginas duplicadas no website.

Analisar a performance das keywords, bem como aprender a adicioná-las ao website, são regras básicas de SEO. De alguma forma, estas aumentam a probabilidade de termos um bom ranking nos motores de pesquisa.

Existem inúmeros sites online, inclusive guidelines do Google para conseguirmos responder da melhor forma às constantes mudanças no seu algoritmo. A melhor forma de assegurarmos que este trabalho se faz correctamente será contratar experts, que como nós, diariamente se informam e trabalham na optimização de sites.

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Gostou do artigo? Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados