O impacto do Black Friday no E-commerce

Atualidade. -

O Black Friday, tem um impacto extremamente positivo nos E-commerce, contudo, para que seja um sucesso é fulcral perceber como geri-lo da melhor forma.

O impacto do Black Friday no E-commerce

O Black Friday é amplamente conhecido como um dia de descontos no mundo inteiro e a melhor data para fazer compras pela Internet. Esta tradicional data americana que se celebra na última sexta-feira de novembro (após o feriado de Ação de Graça), é já a maior promoção de e-commerce do mundo.

O Black Friday é incrivelmente benéfico e lucrativo quer para os administradores de e-commerces como para os clientes.

Contudo, e para que a data seja um sucesso, é vital que os empreendedores de e-commerce se preparem adequadamente para responder à enorme procura que se tem verificado neste dia. Aqui ficam algumas dicas sobre como gerir as lojas online neste dia de tanta agitação:

a) Não subestimar o tráfego

Um dos maiores erros cometidos pelos e-commerces ou lojas online é precisamente, subestimar o tráfego que é gerado no Black Friday.

É extremamente importante que os administradores destes websites consigam antecipar o número de utilizadores e visitantes que poderá aceder ao e-commerce em questão, por forma a conseguir prepará-lo convenientemente para gerir todo esse tráfego.

Quando não se tem este cuidado, corre-se o risco de que o website comece a falhar, podendo mesmo entrar em colisão o que é extraordinariamente dispendioso. Uma outra consequência é o facto de poder aumentar excessivamente o tempo que a página leva a carregar os conteúdos, imagens, etc., afastando os utilizadores.

O melhor nestas situações é estimar o número de tráfego que poderá ser gerado e depois triplicá-lo ou quadriplicá-lo, pois só assim se poderá estar sobre-preparado e evitar todos os possíveis problemas que possam advir.

b) Não fazer otimização para dispositivos móveis

Maioria dos websites otimiza os blogs, landing pages, homepages, etc., para dispositivos móveis, contudo, muitas vezes põe de parte as páginas de compra neste processo, pois vulgarmente as pessoas podem pesquisar o produto no dispositivo móvel mas depois acabam por comprar via desktop. No entanto, é de realçar que não é isto que acontece no Black Friday.

No Black Friday, uma grande percentagem dos utilizadores acaba por efetuar a compra via dispositivo-móvel por ser a forma mais rápida de o fazer e para não correr o risco de perder a oportunidade em causa. Por este motivo, é extremamente importante que as páginas de compra estejam eficazmente otimizadas para dispositivos móveis.

O impacto do Black Friday E-commerce

c) O Check out não pode demorar demasiado tempo

Os compradores do Black Friday, geralmente querem finalizar rapidamente a sua compra e seguir para o próximo produto. Se existirem demasiados passos ao longo do check out, facilmente se perderá a atenção destes clientes.

Por outro lado, a verdade é que, também para o administrador do e-commerce, é benéfico que a compra seja efetuada de forma pouco demorada pois com a quantidade de tráfego gerada, quanto mais rápido for o processo, maior será o número de vendas.

d) Oferecer opções extra para presentes

É importante que os administradores de e-commerce, tirem partido do facto de o Black Friday ser próximo das férias de Natal. Maioria dos utilizadores nesta época do ano, estão a comprar presentes, razão pela qual, é muito vantajoso que as lojas online tenham um plano de apresentação de items complementares.

Por exemplo, se um utilizador compra umas botas, porque não enviar uma imagem de um vestido, que já muitos outros utilizadores compraram para combinar com essas mesmas botas? O ideal é não enviar estas sugestões de forma excessiva, porque poderá tornar-se aborrecido para os compradores, mas moderadamente, aumentará certamente o valor dos pedidos atuais.

Concluindo, investir em táticas e adotar estratégias que ajudem a suportar o alto volume de tráfego gerado nesta data, é extremamente vantajoso para qualquer e-commerce.

O recurso a consultorias, atendimento de qualidade, página de ofertas dedicada apenas a este dia, pode ser uma excelente porta de entrar para novos clientes, que no caso de ficarem satisfeitos, poderão ficar fidelizados para o resto do ano.


Partilhe a sua opinião