Uma comunicação dois tipos de audiência mobile

Mobile. -

A audiência mobile é, atualmente, um público extenso e que deve ser tido em conta por parte de todos os que trabalham em comunicação.

Audiências Mobile

A indústria da publicidade já percorreu um longo caminho, num curto período de tempo, no que respeita à publicidade dirigida ao público mobile, devido ao rápido aumento do número de dispositivos móveis com acesso à internet.

A verdade é que, por este mesmo motivo, todos os marketers foram obrigados a repensar as suas estratégias de marketing e, obviamente, a incluir a publicidade e comunicação mobile.

Atualmente, a comunicação deve ser feita numa ótica de marketing integrado, sendo a estratégia pensada com a utilização de multi-plataformas que permitam um melhor alcance do público alvo das campanhas.

De acordo com dados avançados pela comScore, a realidade é que, nem sempre o público alvo que acede a websites e redes sociais através do desktop é o mesmo que acede através de dispositivos móveis.

Este mesmo estudo sugere, que existem dois tipos de audiência, por um lado os utilizadores de desktop e por outro os de smartphones e tablets, que estão a crescer a passos largos, mas de forma individual.

Contudo, a conclusão mais significativa deste estudo relaciona-se com o facto quase metade do tráfego de alguns dos websites mais visitados do mundo, terem uma significativa percentagem de visitantes só de dispositivos móveis.

Como se pode ser pelo gráfico (abaixo) o tráfego proveniente do mobile, para os websites apresentados, nunca é menos de 21%, o que é sem dúvida significativo e interessante.

Dados de websites mais usados em mobile

Source: comScore

Na verdade, de acordo com os dados apresentados, cerca de 20% do tráfego da internet provém, nos dias que correm, de smartphones e tablets, o que prova a necessidade emergente de apostar em mecanismos para alcançar este público.

Conhecer a audiência e estar onde os consumidores procuram é o ideal para conferir e aumentar o sucesso das campanhas de marketing, sobretudo centradas em multi-plataformas.

Aqui esta mais uma prova que o marketing dos dias de hoje é um marketing integrado, onde todos os canais têm peso e podem ser importantes numa estratégia bem concebida.

Como acabamos de ver o público alvo que é possível atingir no mobile marketing não pode ser considerado marginal, uma vez quer a sua dimensão já é bastante interessante e assim nunca deve ser “esquecido”, pois podemos estar a cometer o erro de deixar mais de 25% dos consumidores de fora.


Partilhe a sua opinião