Como Criar um Blog – Passo a Passo

Desenvolvimento Web, Marketing, SEO. -

Com mais de 2,7 milhões de posts diariamente, os blogs tornaram-se numa das mais potentes ferramentas de comunicação da era digital.

Mas então, qual a razão do seu sucesso?

A simplicidade é um dos principais fatores que justifica o sucesso dos blogs, uma vez que estes não necessitam que os utilizadores conheçam linguagem html.

Para além de simples, os blogs são também uma forma prática de indexar websites nos motores de busca. Para as empresas, a incorporação de um blog no seu site, permite a criação de diversos conteúdos relevantes que irão melhorar o seu rank nos motores busca como Google.com.

blog-passo-a-passo

Mas então, como criar um blog?

Passo 1 – CMS

O primeiro passo para a criação de um blog é a escolha da plataforma (CMS – Content Manager Service) que vai utilizar. A mais utilizada é o WordPress, seguida pelo Blogger e Tumblr.

Passo 2 – Hosting

De seguida é necessário escolho o tipo de alojamento – hosted vs self-hosting.

Para cada um dos tipos existem vantagens e desvantagem.

Se optar por ter o blog alojado nos servidores da plataforma, irá abdicar de algum controlo, nomeadamente sobre anúncios que são mostrados no seu blog. Irá também acabar com um url extenso e pouco atrativo – oseublog.wordpress.com – e o aspeto do seu blog, assim como qualquer update que queira fazer encontram-se limitados. Por outro lado, esta opção é gratuita.

Caso prefira uma maior liberdade criativa e controlo total sobre o seu blog, então um blog self-hosted é a sua melhor opção. No entanto existem custos associados a esta solução.

Passo 3 – Escolha de design

 Aqui irá poder escolher a aparência do seu blog. A variedade de templates disponíveis, assim como a liberdade para os alterar e customizar ao seu gosto e necessidade irá variar consoante a plataforma de CMS que escolheu previamente.

Escolha um layout que consiga refletir quem é e qual o seu objetivo ao criar um blog. Existem inúmeras opções disponíveis para que consiga torna-lo o mais apelativo possível.

Passo 4 – Artigos relevantes para novos utilizadores

A primeira vez que nos pré-dispomos a escrever para um blog pode ser uma experiência avassaladora, especialmente para quem possui pouca experiência no universo digital.

Como tal, deixamos-lhe aqui uma lista de artigos aos quais poderá recorrer para que consiga alcançar os seus objetivos:

E acima de tudo divirta-se.


Partilhe a sua opinião