Design: Definição e Utilidade

Design -

Lembro-me dos debates intermináveis que tínhamos na faculdade. Aquelas longas horas de pensamento após uma simples e breve questão: O que é o Design?

design

Pessoalmente, sempre fui da opinião que o Design é definido de forma diferente por cada um, quer seja nos sentimentos, nos pensamentos ou na forma de desenvolver cada projeto.

Já dizia a minha maior fonte de inspiração Mies Van Der Rohe“Less Is More” (Menos é Mais) e foi graças a ele que encontrei o meu caminho, a minha forma de desenhar.

Se considerar que no Design a forma segue a função, então sem dúvida que vou querer acrescentar a estética. Imaginemos uma cadeira.

Se esta tiver uma forma agradável, ergonómica e se for até bastante confortável, respondendo assim à questão da função, mas se não for visualmente apelativa… Vai comprá-la?

Não digo de forma alguma que a estética se sobrepõe à função, digo apenas que na minha ótica de Designer, o perfeito será aliar estes três conceitos: forma, função e estética. É deste modo que desenvolvo cada projeto que surge na minha vida, seguindo o mesmo princípio.

design definicao e utilidade

Coloca-se então outra questão: Para que serve?

Para causar emoções? Para responder a uma função e/ou objetivo? Para criticar ou levar-nos a pensar de uma perspectiva diferente sobre determinado assunto ou acontecimento? Talvez tudo isto e muito mais.

Tenhamos por exemplo um site. Para quem? Porquê? Para quê? Coloco todas estas questões e a estas mesmas respondo quando desenho as propostas de layout.

Bem mais que projetar a identidade do cliente, dar a conhecer os seus serviços e a captar a atenção dos utilizadores, procuro criar sites que sejam originais, que quebrem as barreiras das tendências e os limites da criatividade.

Procuro também ir mais além na experiência do utilizador propondo interações entre homem e máquina que despertem os sentidos e os empurrem para toda uma nova aventura digital.

Mais que uma profissão é uma paixão e por isso mesmo sou incansável nas propostas e perfeccionista nos pormenores.

“Eu respiro, vivo e sou Design”

 


Partilhe a sua opinião