Os efeitos do Snapchat no Marketing

Mobile. -

Para quem estiver interessado em explorar a mobile App Snapchat enquanto ferramenta de Marketing, aqui ficam algumas dicas.

Os efeitos do Snapshat no Marketing

O Snapchat é uma aplicação de mensagens visuais que permite tirar fotos ou criar videos, aos quais vulgarmente se dá o nome de “snaps”.

Estes snaps podem ser enviados à sua rede de contatos, por um máximo de 10 segundos – o que significa que o utilizador só pode ver o seu snap por 10 segundos ou menos, acabado esse período, o snap é automaticamente apagado.

Recentemente, o Snapchat lançou também a possibilidade de trocar live texts e video calls com os seus contatos.

Aqui ficam algumas estatísticas interessantes sobre esta mobile app:

– O Snapchat tem cerca de 26 milhões de utilizadores nos EUA

– 70% dos utilizadores do Snapchat são mulheres

– 77% dos estudantes universitários usam o Snapchat numa base diária

– 58% dos estudantes disseram comprar um dado produto/serviço caso lhes fosse enviado um coupon via Snapchat

Como dá para perceber pelos insights acima descritos, o Snapchat pode de facto ser uma útil plataforma de suporte ao Marketing. Mas qual a melhor forma de usufruir das potencialidades desta aplicação? Aqui ficam algumas ideias:

1. Enviar um snap do novo produto/serviço

Está prestes a lançar um novo produto/serviço que sabe que os seus clientes vão adorar? Reduza a antecipação deles e envie um snap de 10 segundos para a sua rede de contatos principal, estando deste modo a aumentar o buzz em torno do seu produto, pois permite aos seus fãs formular pensamentos e até criar conteúdo para o seu novo produto, mesmo antes do seu lançamento.

2. Publique cenas de bastidores

Está a preparar um novo vídeo? Dê aos seus fãs um preview do que está prestes a vir aí, ou uma cena de bastidores na qual esteja a trabalhar no momento.

Porque não enviar uma sequência de videos de bastidores, e fazê-los adivinhar qual o tema do video, através duma hashtag no Twitter? Desta forma, está a ligar os seus snaps a uma hashtag, o que também é uma ótima forma de identificar quais os fãs que estão de facto a contactar e a envolver-se com o seu conteúdo.

Os efeitos do Snapshat Marketing

3. Envolva os seus fãs no seu próximo evento com informação privilegiada

Suponhamos que está a pratrocinar ou a lançar um evento, ou até mesmo um webinar, envolva os seus potenciais participantes com informação privilegiada, e em tempo real, usando o Snapchat.

Qualquer informação que os faça sentir VIP resultará e o Snapchat é um ótimo veículo para o fazer.

Assim, e como pôde perceber pelas estratégias acima mencionadas, a verdade é que apesar de pouco utilizado, o Snapchat pode ser de facto uma enorme mais-valia e trazer inúmeros benefícios em termos de Marketing relacional.

Não só em termos de campanhas de marketing, incentivando a repetição de visitas, mas também como forma de criar relações mais próximas com os seus clientes e potenciais clientes.

Os snaps, aliados a alguma criatividade, são uma ótima forma de demonstrar a consideração que tem pelos seus clientes atuais, ao dar-lhes destaque em termos de informação privilegiada, ou até mesmo através do incentivo à sua participação (experimentando em primeira mão o novo produto/serviço e enviando um snap da sua experiência).

O Snapchat permite assim um contacto direto com os utilizadores e de forma rápida e eficaz, além de ser um método extremamente divertido de fazer chegar de forma exclusiva as suas mensagens publicitárias ao seu target, adequando-se na perfeição às limitações de tempo que tanto se fazem sentir.

Concluindo, sem custos de maior, investir no Snapchat é mais uma maneira engraçada, diferente e instantânea de se aproximar dos utilizadores, fazendo-os sentir ainda mais importantes e apreciados.


Partilhe a sua opinião