O que fazer antes de lançar um site em WordPress?

Desenvolvimento Web. -

Esta é uma questão extremamente frequente sobretudo por profissionais que entraram recentemente na área bem como por clientes.

o que fazer antes de lancar um website em wordpress

Temos vindo a abordar as várias etapas existentes antes do lançamento de um website em WordPress tais como: escolher um child theme ou os vários plugins disponíveis que nos podem ajudar nas mais variadas funcionalidades.

Neste artigo vamos abordar pequenos truques que podem ser utilizados antes do lançamento de um website em WordPress:

1) Explorar o menu das definições

Ir ao menu de Definições > Geral através da barra de navegação esquerda dentro do Backoffice e ter a certeza que o campo “título” do site e tag estão devidamente preenchidos.

Se este campo não estiver preenchido, irá aparecer o texto por defeito do WordPress “Just Another WordPress Site” enquanto o utilizador navega no seu website, sendo que é assim que será indexado pelo Google.

Assim, o website não transmitirá um aspeto profissional e de confiança, afastando possíveis novos utilizadores.

Definições > Permalinks

Esta é uma das definições mais importantes e provavelmente a mais esquecida que nos permite ter uma excelente estrutura de SEO no endereço dos nossos artigos ou páginas internas.

Por defeito o WordPress vem sempre com uma estrutura que replica o ID do artigo, por exemplo http://smartkiss.net/?p=123 mas ao ativar a opção “Nome do Artigo” passaremos a ter uma página com o nome http://smartkiss.net/dicas-wordpress.

Assim, esta página será mais facilmente indexada pelo Google e restantes motores de busca, pelo que os utilizadores também terão mais interesse no conteúdo que congregam.

E a verdade é que, uma boa estrutura de SEO irá fazer com que o seu site seja mais visitado e assim obtenha um maior reconhecimento.

2) Como medir o sucesso?

Em várias áreas o sucesso é medido pelo reconhecimento, em algumas pelos prémios que temos nas prateleiras e noutras o dinheiro.

O sucesso do website apenas é medido através do Google Analytics, apesar de haver outras alternativas no mercado.

Medir e analisar as estatísticas do seu site é essencial para continuar a aumentar o tráfego do mesmo pois, ao saber o que os utilizadores procuram, pode continuar a trilhar o seu caminho para o sucesso.

Para quem esta a iniciar a sua caminhada pelo Google Analytics recomendo que o seu foco seja ver as páginas visitadas, palavras procuradas e de onde veio o utilizador.

Para um utilizador mais avançando recomendo que sincronize a conta Google Analytics com o Google WebMaster Tools que lhe permite ter acesso a mais informação, e informação é PODER! Utilize-a para seu benefício.

lancar website em wordpress

3) Favicon

O favicon é o pequeno logótipo que aparece ao lado do nome do website na tab do browser.

O WordPress tem o seu W como favicon por defeito mas devemos sempre criar o nosso para personalizar o nosso website e também dar credibilidade ao mesmo.

Para isso basta termos uma imagem com o nome favicon.ico com 32×32 ou 48×48 e o browser irá automaticamente colocar o nosso mini-logótipo na barra de navegação.

O truque para ter um bom favicon é testar bastante pois devido às dimensões pequenas que existem é complicado um logótipo funcionar como favicon, requer muito teste e paciência mas o resultado vale a pena.

Mais recentemente com a introdução dos dispositivos móveis da Apple e Android também começaram a ter os seus próprios formatos e dimensões.

Para ter a certeza que não deixamos nenhum de fora é recomendável que coloque o seguinte código dentro do <head></head>

<link href=”http://www.yoursite.com/apple-touch-icon.png” rel=”apple-touch-icon” />

<link href=”http://www.yoursite.com/apple-touch-icon-76×76.png” rel=”apple-touch-icon” sizes=”76×76″ />

<link href=”http://www.yoursite.com/apple-touch-icon-120×120.png” rel=”apple-touch-icon” sizes=”120×120″ />

<link href=”http://www.yoursite.com/apple-touch-icon-152×152.png” rel=”apple-touch-icon” sizes=”152×152″ />

<link href=”http://www.yoursite.com/apple-touch-icon-180×180.png” rel=”apple-touch-icon” sizes=”180×180″ />

<link href=”http://www.yoursite.com/icon-hires.png” rel=”icon” sizes=”192×192″ />

<link href=”http://www.yoursite.com/icon-normal.png” rel=”icon” sizes=”128×128″ />

Se não aparecer logo após um refresh na janela do website, provavelmente estará ainda em cache do browser.

4) Segurança acima de tudo

O WordPress continua a ser plataforma Open Source de gestor de conteúdos mais usada do mundo e com isso vêm as tentativas de pirataria diárias. É o preço da fama.

Felizmente a equipa da WordPress está também atenta e lança frequentemente atualizações de segurança automáticas sem ser necessário o administrador fazer o quer que seja. Mas a verdade é: “o seguro morreu de velho”.

Por norma, todos os data centers fazem também os seus próprios backups diários sendo que um simples email para o serviço de suporte ao cliente e eles podem restaurar todo o website, mesmo que tenha sido perdido o trabalho da semana anterior.

Recomendo sempre a existência de um plano B. É bom que façamos os nossos próprios backups seja de informação seja da base de dados. Para isso, existem imensos plugins como o backupbuddy.

Se têm acesso via FTP aos ficheiros do servidor podem fazer o download de todo o conteúdo que está dentro da pasta /wp-content/ pois aqui encontram-se todos os plugins, temas e imagens, exclusive a base de dados.

Para manter a segurança é também importante utilizarem passwords complexas e impossíveis de memorizar, que poderão colocar em softwares gratuitos como o LastPass.


Partilhe a sua opinião