A importância de estar presente no digital

Marketing. -

É comum ouvirmos dizer que o Marketing Digital está na “moda” e que já ninguém vive sem Internet, pois e é verdade, apesar da questão ir bem para além de uma “moda”.

De há alguns anos para cá que a Internet é um verdadeiro campo de negócios, negócios que muitas vezes começam no digital, mas que se estendem e concretizam no Offline. Na SmartKISS, temos um compromisso para com os nossos clientes, o de lhes mostrarmos que é realmente importante para o seu negócio, que seja feita uma comunicação integrada entre os vários suportes, e que independentemente da área de atuação da empresa, é importante estar presente no meio digital.

Assim sendo, e numa base abrangente a quase todos os setores de negócio, podemos destacar a importância de ter um website. É importante ter um website bem construído pois este é a porta da sua empresa no digital e é uma porta aberta 24h por dia, 7 dias por semana! Deverá ser apelativo, com uma arquitetura de informação bem estruturada e que torne a experiência do utilizador a melhor possível. Acima de tudo terá de transmitir credibilidade aos seus clientes.

marketing-digital
Algo a que os clientes não dão muita importância, mas que faz toda a diferença é ter pessoas qualificadas a escreverem o seu site. E apesar dos conteúdos serem, muitas vezes, fornecidos pelo cliente, do lado da agência terá de existir uma reescrição de certos pontos de acordo com estratégias de SEO, com keywords específicas para um bom rankeamento do website por parte dos motores de busca. Outro requisito essencial é que seja responsive, ou seja, que se adapte aos vários dispositivos móveis, quer seja no telemóvel, Ipad ou outros modelos de tablet, pois hoje em dia queremos ter sempre a informação na nossa mão e o mais acessível possível. Em negócios como a restauração ou viagens, o acesso via dispositivos móveis ultrapassa os 60%, consegue perceber a importância de um website responsive?

Não menos importante é ter uma boa presença nas redes sociais, e a máxima deverá ser: se não for para estar bem e com qualidade, mais vale não estar. Só em Portugal há mais de 5 milhões de utilizadores presentes no Facebook, no entanto há muitas empresas por esse mundo fora a comunicar mal e também há que ter presente que existem diferentes redes sociais para cada tipo de comunicação/objetivo. Além do Facebook, estas são algumas das redes que a SmartKISS trabalha, Instagram, Google Plus, Linkedin, Youtube, Flickr, Twitter, Snapchat, Tumblr, Pinterest… E aqui, ajudamo-lo a analisar as mais adequadas para o seu negócio, pois até o Google Plus, que apesar de fazer parecer que falamos para uma “sala vazia”, tem uma importância brutal para melhorar o rankeamento do seu website e ainda para disponibilizar o horário de funcionamento da sua empresa, mostrar a sua localização e disponibilizar o número de telefone na barra lateral do motor de busca.

E investimento em campanhas de Google Adwords, devemos fazer?
No caso dos websites, o que os clientes nos pedem é “aparecer nos primeiros lugares dos motores de busca”. Isto deve ser feito através de boas práticas, nunca recorrendo a técnicas de black hat e o objetivo é sempre procurar aumentar o valor do website ao longo do tempo. Tem de ser trabalhada a estratégia de SEO (Search Engine Optimization) que leva algum tempo e é um processo de construção e rankeamento demorado mas muito frutífero ou através de campanhas de Google Adwords, por exemplo, campanhas em que só se paga por cada clique efetuado e não por impressão/visualização do anúncio, e em que são definidas keywords específicas do negócio do cliente para que este apareça nos primeiros lugares dos motores de busca. Este tipo de estratégia deve ser feita por profissionais qualificados para que surjam resultados e para que o investimento não seja em vão.

Estas são três principais estratégias para uma forte presença online, no entanto há muito mais suportes para serem avaliados e tidos em conta, e aí como Account da SmartKISS, tenho todo o gosto em apresentar-lhe mais soluções e dar-lhe as mais variadas explicações para que a sua empresa cresça no Online e consequentemente no Offline.


Partilhe a sua opinião