A importância do vídeo para os negócios

Vídeo. -
A importância do vídeo para os negócios

2015 será o ano do vídeo, porquê?

Atualmente a grande maioria das empresas está a fazer a sua aposta em social media, existindo cada vez mais conteúdos escritos em blogs, páginas de facebook, twitter e outras redes sociais.

Obviamente que esta vertente do social media continua a ter a sua extrema importância na geração de leads. Contudo, há agora uma experiência mais interativa e impactante para os consumidores do que os conteúdos escritos: o vídeo.

Cada vez mais ouvimos dizer que 2015 será o ano do vídeo, e na forma como esta tendência vai explodir no mercado. A questão que se coloca é: como?

Comecemos pelos fatores humanos

Costuma dizer-se que “1 minuto de vídeo vale mais do que 1 milhão de palavras”. E esta é, sem dúvida, uma expressão acertada. Tanto pela característica impactante do vídeo, como pela forma simples e eficaz como passa a mensagem.

Outro fator que aumenta a importância do vídeo junto dos consumidores, relaciona-se com a falta de tempo existente por parte da população em geral para ler conteúdos na Internet, e que prefere atualmente assistir a vídeos.

Os utilizadores do universo online adoram conteúdos de vídeo. O que o prova são os dados que nos dizem que mais de 1 bilião de utilizadores visitam, por mês, o YouTube, despendendo mais de 4 biliões de horas a assistir a vídeos.

Assim, torna-se urgente que as empresas assumam que não podem negligenciar o vídeo, nem deixar de o incluir nas suas estratégias de marketing online.

Vamos aos dados…

90% do tráfego da Internet advém dos conteúdos de vídeo. Este é, sem dúvida, o dado mais surpreendente no que respeita aos conteúdos do vídeo na Internet, mas não o mais importante.

Há dados igualmente importantes que enfatizam a necessidade de criação de vídeos por parte das empresas:

  • Anúncios de vídeo são 6 vezes mais efetivos em termos promocionais do que os anúncios escritos;
  • 60% dos utilizadores e visitantes das redes sociais e sites assistem primeiro ao vídeo, antes de lerem o texto;
  • Os conteúdos de vídeo são 50% das vezes mais relembrados do que os conteúdos escritos;
  • Conteúdos de vídeo aumentam 53 vezes a hipótese do site da empresa se encontrar em primeiro lugar nas pesquisas nos motores de busca.

Contudo, estes dados não são os únicos. Tanto a nível de e-mail marketing como de SEO, os conteúdos de vídeo favorecem as empresas. No caso do e-mail marketing, por exemplo, aumentam 5,6% a taxa de abertura dos e-mails.

Assim, concluímos que o vídeo é não só uma tendência, mas quase uma obrigação, sustentada não só pelos fatores humanos mas também pelos dados.

Desde que a “era digital” abriu novas lojas e tornou possível aos consumidores comuns as compras online, o vídeo passou a ser a forma de todos conhecerem os produtos que compram, de estarem atentos às novidades e até de aumentarem o seu desejo por determinado artigo.


Partilhe a sua opinião