Voltar

Marketing – Agora com Nova Fórmula Milagrosa

A palavra marketing é, possivelmente, uma das mais conhecidas e coincidentemente, uma das palavras cujo significado mais ilude a sociedade. Esta faz já parte do vocabulário corrente da população, sendo inclusive utilizada nas mais banais conversas sendo o marketing frequentemente descontextualizado.

Desde sempre que o marketing foi encarado por muitos como:

  1. Uma incerteza, espécie de tabu que as grandes empresas utilizam para enganar os consumidores e, só o fazem porque têm muito dinheiro para gastar;
  2. Um completo desperdício de dinheiro. Uma idiotice composta apenas por anúncios ridículos;
  3. A fórmula milagrosa capaz de curar qualquer mal que afete o negócio numa questão de dias.

A verdade é que o marketing nunca foi e nunca será isso. Embora haja empresas que o utilizam para enganar os consumidores (o chamado mau marketing) e que criam anúncios de má qualidade, esses são casos isolados. Em raras exceções, pode ocorrer um impulso gigante e inacreditável para a empresa, mas isso também não é a norma.

Marketing nos dias de hoje

Hoje, com a expansão do universo digital, assistimos ao fenómeno da febre do marketing digital. Empresas e empresários, figuras públicas e adolescentes, todos eles tem acesso às maravilhosas ferramentas de marketing digital.

As barreiras de entrada em qualquer negócio, parecem ter quase desaparecido. E-commerce é solução para todos os problemas relacionados com canais de distribuição, e o Facebook é a forma como se comunica. Fim, nem se pensa mais no assunto. É barato e milhões de pessoas vão ver os produtos/serviços.

Isto é absurdo.

Não me levem a mal quando digo isto. Não pretendo aborrecer ninguém, mas é verdade que com a introdução do mundo digital no cotidiano das empresas, palavras como marketing, target, conceito e comunicação são frequentemente utilizadas de forma superficial, sem que sejam devidamente compreendidas. Isso muitas vezes acontece enquanto um grupo de pessoas olha para elas sem entender claramente onde vão aterrar.

Quando não se sabe como se faz inventa-se, ou então, contrata-se um estagiário para tratar de TUDO e se correr mal, outro seguirá o seu caminho. Não era mais fácil e lucrativo contratar logo alguém que saiba? Ou então falar com empresas especializadas na área?

A fórmula milagrosa do marketing

Um processo que não é instantâneo

Sim é verdade que o digital representa uma oportunidade para todos ou quase todos os negócios. Também é verdade que o investimento necessário é consideravelmente inferior quando comparado com os meios de comunicação tradicionais. Mas, estas verdades apenas se tornam possíveis quando se sabe efetivamente o que se está a fazer.

Quando encontramos um artigo onde diz que empresa X atingiu o sucesso via internet, não pensem que foi sorte. Existe um trabalho extenso por trás desse sucesso. Existe pesquisa, planeamento, testes e mais pesquisa. O processo repete-se até que se consiga atingir o objetivo.

Não é instantâneo, nem é feito às escuras.

A melhor explicação sobre o que é o marketing que já ouvi, foi-me dada por uma professora no meu primeiro ano de universidade. Uma forma incrivelmente simples de explicar um tema complexo. “O Marketing é engate”.

Temos de saber aparecer onde essa pessoa está, temos de saber manter uma conversa interessante e temos de conseguir mostrar o que valemos e porque é que merecemos ir para casa com essa pessoa. Podemos procurar em bares, nas ruas, nos autocarros, por telefone, redes sociais ou mesmo pelo Tinder. Em qualquer um destes locais existe a possibilidade de conseguirmos. Temos é de saber estar, caso contrário, mais vale nem aparecer.

Portanto, da mesma forma que pensam ou pedem ajuda a um amigo antes de se expor à rejeição, pesquisem, planeiem e testem. Se não o souberem fazer falem com alguém que saiba. Quando se trata de “engatar” consumidores, uma imagem mal construída pode por fim à relação antes do primeiro Olá.

Para acompanhar tudo sobre a SmartKISS siga as nossas redes sociais: Facebook e Instagram!

Gostou do artigo? Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados