Os melhores 75 livros do ano para Designers

Design -

Aqui fica uma lista com alguns dos melhores 75 livros de design deste ano,  recomendados por designers de topo.

Lista de leitura para e por Designers

Hoje damos a conhecer alguns dos 75 livros mais inspiradores deste ano, bem como os designers de topo que os recomendaram.

Inspirados pela Tipografia:

Logo design decorativo – Este livro, repleto de imagens, explora os melhores momentos e os logos de marcas incríveis

Curvas perigosas: Controlar o design do logotipo – Este livro exibe a espectacular coleção de tipografia de Young, focando-se na forma e na curva das letras.

Inspirados pelo design de produto:

Fazer design para a Era Digital, por Kim Goodwin – Este livro funciona como um roteiro para criação de produtos úteis e utilizáveis, desde a formação até à iteração.

Viver com a complexidade, por Donald A. Norman  – Norman leva-nos para além da simplicidade e atesta produtos complexos (mas bem desenhados) que ensombram as nossas “ricas” vidas.

Inspirados pelas pessoas:

Excelente Conselho (para pessoas com talento!), por George Lois – Lois, o original “Mad Man” oferece conselhos espirituosos sobre a vida e os negócios.

Jony Ive: O génio por detrás dos melhores produtos da Apple, por Leander Kahney – Esta biografia explora a vida de homem que está por trás do design da Apple, desde a sua superação da dislexia até ao dia em que se tornou o principal designer da sua geração.

Inspirados pelo Futuro:

Design para a frente, por Hartmut Esslinger – Esslinger explora o impacto que o design pode ter no futuro do ambiente e da economia.

O mundo sem palavras, por Michael Evamy – Evamy mostra que o design pode explicar tanto e de forma tão simples, sem palavras, e como a cultura se está a mover em direção a um mundo sem palavras.

Lista leitura para e por Designers

Inspirados por ícones e logos:

Logos em monograma, por Leterme Dowling e Counter Print – Este livro repleto de imagens apresenta 452 logos e cifras de todo o mundo.

Símbolo, por Angus Hyland e Steven Bateman – Este livro muito bem organizado, apresenta mais de 1,300 símbolos, arrumados em grupos e sub-grupos.

Inspirados pelo Design Gráfico:

Kit de sobrevivência do animador, por Richard Williams – O vencedor do Oscar do filme “Quem tramou o Roger Rabbit?” escreve um manual informativo sobre os princípios fundamentais da animação.

Inspirados pelo Método e pela Teoria:

Suficiente Investigação, por Erika Hall – Hall apresenta uma abordagem fácil e inter-disciplinar sobre como fazer pesquisa por forma a criar uma base sólida para o projecto.

A forma do Design, por Frank Chimero – Este anti livro de texto, foca-se no “porquê” e não no “como” do design.

Inspirados pelos Clássicos:

A arte como terapia, por Alain de Botton – O filósofo Alain de Botton, partilha uma nova forma de olhar para as obras de arte que nos são familiars, denotando que podem de facto ser terapêuticas para as respetivas audiências.

Web Design Responsivo, por Ethan Marcotte – Ethan Marcotte ensina como pensar além do desktop e como criar designs fabulosos que antecipam e respodem às necessidades dos utilizadores.

Inspirados pela Inovação:

Executar, por Josh Long e Drew Wilson – Este livro mostra como ser rápido e permanecer inspirado. O próprio livro foi escrito, desenhado e enviado para a gráfica em apenas 8 dias.

Os bons criativos, por Paul Jarvis – Jarvis descreve 18 hábitos de alguns dos artistas mais respeitados mundialmente.

Inspirados pela Web, pelas revistas e respetivas publicações:

Revista Computer Arts – É o títlo líder de Mercado para designers gráficos. A Computer Arts é uma revista destinada a pessoas que acreditam que o design é realmente importante.

Revista Offscreen – É uma revista independente sobre pessoas que utilizam a internet e a tecnologia para serem criativas, para resolverem problemas e para construirem negócios de sucesso.

 


Partilhe a sua opinião