Otimizar mensagens para aumentar conversões

Desenvolvimento Web. -

O número de conversões é uma informação fundamental para as marcas. Aqui ficam algumas dicas sobre como otimizar as mensagens de um website para aumento do número de conversões.

Como otimizar as mensagens de um website, por forma a aumentar o número de conversões?

É cada vez mais comum depararmo-nos com websites onde mesmo lendo todas as secções e absorvendo todas as imagens da homepage, continuamos sem perceber qual é, na realidade, o tipo de atividade do negócio.

Estas empresas investem um enorme volume de tempo a desenvolver um website esteticamente apelativo e, provavelmente, até mais tempo no produto ou serviço que oferecem.

Contudo, puseram de parte e deixaram passar despercebido um elemento absolutamente fundamental e que pode fazer a diferença entre uma lead e um bounced visitor – a mensagem.

Considerando todo o tempo que se investe num negócio ou website, é um desastre confrontarmo-nos com o facto de ninguém ter compreendido o que de facto o negócio está a promover.

A mensagem de um website, que inclui os textos e as imagens, prende-se com a forma como se comunicam os benefícios do negócio. Claramente, saber comunicar o valor que um negócio acrescenta é uma coisa que todos os empresários e administradores de websites têm que saber fazer.

otimizar mensagens para gerar conversões em websites

Como comunicar mensagens de forma clara

Comunicar mensagens de forma clara não é tão fácil como parece. Muitas vezes é comum cometer o erro de pensar que os visitantes veêm o site da mesma forma que os administradores de página, e que por isso, já conhecem os benefícios do produto/serviço.

A verdade é que não sabem, e educá-los sobre isso está dependente da forma como as mensagens são comunicadas.

Muitos administadores de página caem também no erro de utilizar palavras que soam muito bem mas que na realidade, pouco dizem sobre as vantagens do negócio em si.

Para que a comunicação da mensagem seja eficaz e consiga captar o interesse e a confiança dos visitantes, tem que responder às seguintes questões:

– De que trata o negócio?

– O que torna o negócio diferente?

– As expectativas, são realistas?

É crucial também, que a mensagem contenha o valor que o negócio, acresenta/cria, ao público-alvo – as vantagens e benefícios.

Nos dias que correm e no mundo competitivo em que vivemos, por mais único que consideremos o nosso produto, é importante perceber que pode haver um produto/serviço semelhante na concorrência.

Se não se houver uma comunicação/mensagem que diferencie bem o produto, os visitantes podem assumir que se trata de algo que já conhecem e fazem saem do website.

Por essa razão, é fundamental destacar bem as vantagens competitivas do negócio/produto na homepage.

A homepage deve ser encarada como a primeira abordagem que se faz ao cliente. Um bom teste que o administrador pode tentar fazer para descobrir se está no caminho certo ou não passa por questionar potenciais novos visitantes (que não conhecem o negócio) o seguinte:

Será que os novos visitantes do site percebem por estas palavras o que é exatamente o negócio ou sera que é necessário dar-lhes mais informação?

Caso sejam exigidos mais detalhes, então é porque, provavelmente, a mensagem não era clara o suficiente. E para que a mensagem seja concludente e cative os visitantes num espaço de segundos, tem que ser 100% clara.

Como se pode concluir, ao comunicar de forma ‘clean’ e eloquente, o valor que o negócio acrescenta e como se distingue da concorrência, consegue-se explicar na íntegra o que é de facto o negócio e aumentar significativamente as conversões.


Partilhe a sua opinião