Qual a melhor hora para publicar um post?

Redes Sociais. -

Qual a melhor hora para publicar um post? Esta é a pergunta que se faz constantemente a uma agência de marketing digital como a SmartKISS e, se há uns anos atrás havia uma resposta mais concreta, hoje em dia com a evolução dos smartphones, essa teoria vai por água abaixo. Mas para saber exatamente qual a melhor hora para postar nas suas redes, deve sempre fazer uma análise e ir fazendo testes. Nem sempre o que funciona para uma marca funciona para a outra e os horários podem ser relativos dependendo do conteúdo.

Hoje em dia, é muito fácil ver as nossas redes a qualquer hora, durante o dia e durante a noite, mas efetivamente está provado que o Facebook é a rede mais seguida pela população mundial. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Facebook é de longe a rede social mais “movimentada”. O problema é que, por causa das regras do algoritmo que decidem quem vai ler o quê, é mais complicado fazer com que o conteúdo chegue de forma orgânica aos fãs. Ainda assim, podemos afirmar que a quinta-feira é de longe o dia mais recomendável, basta pensarmos no #tbt (Throwback Thursday), que foi criado precisamente por ser um dia em que as pessoas mais estão ligadas às redes. Efectivamente, segundo dados do Sproutsocial, as melhores horas são logo de manhã, entre as 8h-9h, ao final da noite, 22h-23h mas curiosamente o final do dia e a hora de almoço são horários bastante apetecíveis pelos consumidores das redes sociais.

Para confirmar estes dados, basta pensar em si próprio, sim em si que está a ler este artigo! A que horas é que costuma prestar atenção às suas redes? Antes de começar a trabalhar, à hora de almoço enquanto relaxa e ao final do dia quando acaba o expediente, certo?
Ainda assim, curiosamente, o Instagram não tem nada a ver com dia-a-dia do Facebook. Enquanto o Facebook funciona muito melhor durante a semana, o Instagram tem os seus picos ao fim-de-semana. Uma pesquisa da Forrester descobriu que o Instagram é a rede social com maior índice de interação por usuário (2,2%). Em segundo lugar está o Facebook com 0,22%.
Isto significa que no Instagram existe uma chance maior dos seus seguidores interagirem com seu conteúdo. Nesse contexto saber em quais momentos os seus seguidores mais interagem se torna fundamental.

No entanto, estas são as conclusões baseadas em observações de uma empresa especialista em redes sociais. Mas deve fazer testes, por mais absurdos que pareçam e analisar qual o conteúdo que os utilizadores mais procuram na sua página. Nunca se esqueça do lado humano das redes sociais, esse sim pode ser o mais importante e o mais procurado. Faça a sua análise e partilhe connosco as suas conclusões.


Partilhe a sua opinião