Gestão de Facebook

Facebook: Só estar ou estar bem? Eis a questão!

Facebook was not originally created to be a company. It was built to accomplish a social mission - to make the world more open and connected. Mark Zuckerberg

Como é do conhecimento geral, o Facebook em Portugal tem vindo consistentemente a acompanhar a tendência de crescimento a nível global.

Estatísticas recentes revelam que 95% dos portugueses, presentes nas redes sociais, têm conta no Facebook e que Portugal regista já cerca de 4,7 milhões de utilizadores ativos na rede social.

É nestes números arrebatadores que temos de pensar quando falamos em “estar” no Facebook…

Uma boa gestão de redes sociais e, em particular, uma boa gestão de Facebook reivindicam a implementação de uma série de estratégias que propiciam à base de fãs, a criação e manutenção de pontos de afinidade com a marca, duradouros.

Para criar laços resistentes, é necessário elaborar e pôr em prática estratégias de SMO (Social Media Otimization) seguras e eficazes, porque não basta convencer um conjunto de utilizadores a aderirem à nossa página de Facebook, é preciso chegar até eles numa base diária, criando relações de confiança que os mantenham ativos, felizes e envolvidos com a marca.

Estas manobras passam precisamente pela criação de conteúdo relevante e de interesse para fãs e seguidores.

O apelo à participação, à partilha e ao feedback, através por exemplo de passatempos no Facebook, aumentam significativamente a interação dos fãs com a página. Mas também os Facebook Ads têm um papel fundamental, especialmente quando se pretende atingir um determinado nicho/segmento.

Existem vários tipos de Facebook Ads, mas todos servem o mesmo propósito: aumentar a notoriedade da marca, dentro e fora do Facebook.

Há Facebook Ads direcionados para o aumento do volume de fãs da marca, outros vocacionados para aumentar os níveis de tráfego para sites e páginas externas ou para download de aplicações, e existem ainda os Promoted Posts, que fazem crescer significativamente as frequências de interação num post único.

Os anúncios no Facebook são um excelente investimento pois permitem criar campanhas absolutamente brilhantes, sobretudo em termos de notoriedade e de engagement pois é através deles que conseguimos chegar de forma personalizada e precisa às exigências dos mais variados targets.

Contudo, para estar bem na maior rede social do mundo: o Facebook, e acompanhar o seu constante crescimento, é necessária uma estratégia coerente e uma política editorial bem definida, como forma de usufruir de todo o potencial da rede social. A sua marca, já está a tirar partido das mais valias do Facebook?

http://smartkiss.net/redes-sociais/gestao-de-facebook/

COMPETÊNCIAS