Social Seven

Redes Sociais. -

Utilizar as redes sociais para fazer crescer uma marca pode parecer simples, mas são muitos os erros cometidos – o facto de grande parte das ferramentas publicitárias ser fácil de usar leva por vezes os anunciantes a ingressar numa utilização desenfreada e pouco planeada.

Por outro lado, há marcas que ainda não perceberam a importância de ter uma presença ativa nas redes sociais e ignore os recursos que tem à sua disposição. Existem 7 dicas principais a ter em atenção para ter uma presença social correta:

1. Ter uma estratégia bem definida – muitas marcas têm noção que devem estar presentes nas redes sociais, mas não sabem bem porquê nem como utiliza-las. Antes de mergulhar no Facebook, Google + ou Twitter, ou qualquer outra plataforma, é necessário definir uma estratégia. É preciso saber quais os objetivos a atingir ao estar numa rede social e trabalhar nesse sentido sem dispersar (por exemplo, criar notoriedade ou aumentar o número de consumidores, etc).

2. Manter a audiência interessada – criar anúncios e publicações apenas com o objetivo de vender não é, de todo, a melhor abordagem nas redes sociais. É preciso criar uma relação com a audiência, e o melhor caminho para a construir é através da produção de conteúdos relevantes e criativos focados no consumidor e não naquilo que se quer vender.

3. Canais diferentes, diferentes conteúdos – Conhecer os canais em que estamos presentes, o propósito e o público de cada um é essencial. Basicamente, aquilo que funciona no Facebook não vai resultar no Pinterest, e o que tem lógica para o LinkedIn não faz sentido no Instagram.
artigo sk
4. Estar presente onde é preciso – No seguimento da dica anterior, é importante conhecer as redes sociais e saber em quais é que faz sentido estar presente. Uma marca não tem que estar no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Snapchat, Google +, Tumblr.

5. Perder Tempo – Não é possível tratar das redes sociais em 10 minutos por dia. É necessário investir tempo para conhecer as funcionalidades e competências de cada plataforma, o target de cada uma e os conteúdos que fazem ou não sentido.

6. Why so serious? – É essencial encontrar equilíbrio entre humor e sensibilidade, de forma a não ferir suscetibilidades ou opiniões.

7. As redes sociais são meios de comunicação entre a marca e o consumidor e não apenas canais de marketing. Isto significa que é necessário um acompanhamento diário onde são dadas respostas a críticas e comentários positivos e negativos, de forma cuidada e atenciosa.


Partilhe a sua opinião