Como conseguir sucesso com anúncios no YouTube

Vídeo. -

Com mais de um bilião de visitantes únicos por mês, o YouTube é uma excelente forma de anunciar online. Mas como é possível conseguir sucesso com estes anúncios?sucesso em anuncios no YouTube

A verdade é que os conteúdos de vídeo são, não só os mais vistos, como os mais partilháveis pelos utilizadores das redes sociais e da internet.

Precisamente por esta razão, o YouTube tornou-se o segundo maior motor de pesquisa do mundo, e está presente na grande maioria das estratégias de social media desenvolvidas para as marcas.

Além da partilha de conteúdos visuais, o YouTube permite também, tal como o Facebook, o desenvolvimento de campanhas de anúncios. Contudo, para que estas tenham sucesso é necessário conhecer os vários formatos e adaptar a campanha às necessidades e objetivos definidos previamente.

Formatos de anúncios no YouTube

Existem vários tipos de anúncios que podem ser colocados nos vídeos das marcas, no YouTube, e cada um desses formatos tem potencialidades diferentes.

Um dos formatos mais comum de anúncios é o TrueView em in-stream, que permite que sejam os utilizadores da plataforma a decidir se querem assistir ao anúncio ou preferem passar à frente.

Estes anúncios tornam-se menos intrusivos, uma vez que a decisão está do lado dos utilizadores, e são inseridos normalmente antes ou depois do vídeo principal.

O anúncio apenas será cobrado se os utilizadores assistirem a mais de 30 segundos do anúncio, pelo que permite uma elevada monitorização e contenção dos custos, não sendo pago desnecessariamente.

Outra opção, ainda dentro dos anúncios in-stream, passa pelos anúncios que não podem ser ignorados pelos utilizadores. Estes anúncios, ao contrário dos anteriores, são vistos na totalidade.

No caso destes anúncios, o facto de serem vistos por completo, aumenta as suas receitas mas também a taxa de abandono do vídeo, uma vez que o utilizador pode simplesmente não se interessar pelo anúncio e não querer esperar para assistir.

anuncios no YouTube

Em terceiro lugar surge uma outra opção: anúncio de sobreposição transparente que aparece no canto inferior direito do vídeo, enquanto este decorre. Este tipo de anúncios têm normalmente a duração de 15 segundos e podem ser “fechados” pelos utilizadores com apenas um clique.

Por fim, mas não menos importante, as marcas têm ainda a opção de anunciar através de banners no YouTube. Estes banners estão disponíveis em formatos de 300×250 e aparecem à direita do vídeo e também sobre a lista de vídeos sugeridos.

Contudo, para anunciar no YouTube há que ter em mente uma questão muito importante: o constante aumento dos dispositivos móveis e o facto de 25% das visualizações de vídeos no YouTube serem efetuadas através desses dispositivos.

Assim, o YouTube é também uma forte aposta no que respeita ao marketing dirigido ao público mobile.

A verdade é que 2015 é sem dúvida o ano do vídeo marketing e esta deve ser uma aposta por parte das empresas. Contudo, deve ser desenvolvida da melhor forma, com o intuito de potenciar o sucesso das campanhas.

O vídeo é uma ferramenta extremamente importante que permite alcançar os utilizadores de forma mais emotiva e próxima, por isso, deve estar sempre na mente dos marketers e das empresas.


Partilhe a sua opinião