Timelapse uma técnica de vídeo atual

Vídeo. -

O timelapse é uma das técnicas de vídeo mais utilizadas atualmente e começa a fazer parte de algumas estratégias de vídeo marketing.

Timelapse uma das técnicas de vídeo mais atuais

De acordo com marketers e profissionais de comunicação, 2015 é o ano do vídeo, sem dúvida alguma, tendo em conta que é uma das ferramentas mais importantes para os negócios em termos de comunicação.

Os conteúdos de vídeo são cada vez mais uma oportunidade na internet, tendo em conta as suas potencialidades como formato de comunicação e atração de consumidores.

Contudo, existem inúmeras técnicas de vídeo, sendo uma delas o timelapse.

O que é e como funciona o timelapse?

O timelapse é uma técnica que permite a captura de fotografias, num determinado intervalo de tempo, sejam segundos, minutos ou até dias, que posteriormente são transformadas num vídeo.

Após a captação das fotografias, estas são convertidas em frames de vídeo organizados numa sequência, que pode ir entre os 24, 25 ou 30 frames por segundo, conforme o efeito de aceleração que melhor se enquadra com a composição capturada.

A velocidade de reprodução representa a passagem de tempo num curto espaço temporal, como a movimentação das nuvens, das pessoas ou de automóveis.

Esta é considerada por muitos, uma técnica simples que exige, no entanto, muita atenção enquanto é produzida.

Por exemplo: para produzir um timelapse com duração de 20 segundos, contendo 30 frames por segundo, serão necessárias 600 fotografias. E se o intervalo entre capturas for de 20 segundos, serão necessárias 3 horas e 20 minutos para capturar as imagens.

Em vídeos de timelapse, alterações temporais que normalmente passam despercebidas por serem tão normais, tornam-se mais evidentes, uma vez que em 30 segundos é possível visualizar a movimentação do sol e das estrelas, ao longo do dia/noite.

Este tipo de vídeo encaixa na perfeição em estratégias de vídeo marketing, que são sem dúvida uma mais valia para as marcas.

Para a realização deste tipo de vídeos são necessários três elementos chave: uma máquina fotográfica, um intervalómetro (caso não seja interno) e um tripé.

Contudo, são ainda necessárias, no caso do vídeo marketing, a definição do conceito, bem como do objetivo do vídeo.


Partilhe a sua opinião