Instagram vs. a necessidade de ser amado

A atualização que aposta em “seres mais tu, mais real!” Nos últimos tempos, o Instagram tem sido alvo de destaque em diversos assuntos. Principalmente, no…

Voltar

A atualização que aposta em “seres mais tu, mais real!”

Nos últimos tempos, o Instagram tem sido alvo de destaque em diversos assuntos. Principalmente, no que se refere ao impacto que a retirada da apresentação dos likes teve para os seus utilizadores. 

A seguinte mensagem foi enviada por parte do Instagram para os utilizadores a explicar as intenções da atualização:

“Queremos que os seus seguidores se concentrem no que partilha, não em quantos gostos as suas publicações recebem. Durante este teste apenas poderá ver o número total de curtidas nas suas publicações.”

Quais os países já afetados?

O fim dos likes, já aconteceu na Irlanda, Japão, Itália, Brasil, Austrália e Nova Zelândia.

O que se sucedeu é que os utilizadores destes países já expressaram a sua opinião em público. Como resultado, quem ainda não sofreu com esta atualização já foi de certa maneira influenciado.

É importante saber que …

… esta atualização é uma versão teste. Assim sendo, a mesma pode não ter continuidade. 

Qual é o objetivo do Instagram nesta atualização?

Como a rede social está a debruçar-se sobre a preocupação da saúde mental dos seus utilizadores, assim a retirada de gostos irá tornar as pessoas menos competitivas em relação ao seu número de likes que alcança. O objetivo é que elas partilhem as fotografias que elas realmente gostam, sem segundas intenções. 

É desta forma, que a versão teste visa sobretudo estudar o comportamento do utilizador.

Desde que a plataforma começou a ganhar relevância no mercado, tem sido alvo de alguns estudos sociais que visam perceber o impacto de certas acções nas redes sociais perante os seus utilizadores. Seja desde o número seguidores, seja likes, bem como comentários.  Existem diversos acontecimentos dentro das mesma que podem ser prejudiciais na saúde mental, quando os mesmos afetam autoestima ou ferem susceptibilidades.

As conclusões são muito unânimes quando comparadas umas com as outras. Assim sendo, dizem-nos que a rede influência de uma forma agressiva na saúde mental dos jovens. 

O Instagram, com o objetivo de não ser reconhecido por este efeito negativo na mente dos mais novos, decidiu mudar por completo a sua estratégia. É desta forma, que retirar os gostos visíveis para toda a gente foi a melhor estratégia que a rede social assumiu. 

Ninguém irá conseguir visualizar os gostos?

Com esta atualização, só uma pessoa é que poderá ver os gostos que a sua publicação teve, o utilizador da conta. Nesse sentido, não terá acesso ao número de total de gostos, mas sim ao nome das pessoas que meteram gosto. Se quiser saber o número total, terá de os contar. 

O que dizem os críticos em relação ao fim dos likes no Instagram?

Muitos psicólogos concordam com esta atualização, afirmando que a sociedade cada vez está mais competitiva.  Isto, reflete-se nas suas vidas sociais, quando  as pessoas aspiram chegar a um certo número de likes. 

Na opinião geral dos utilizadores, a retirada da visibilidade dos gostos pode ajudar em questões relacionadas com auto-estima, mas na realidade a pressão social vai continuar a existir e é necessário uma atenção redobrada. 

Porém, já os influencers afirmam que o Instagram pode vir a prejudicar o seu meio trabalho, sendo atualmente esta uma das profissões em ascensão. Por consequência, irá perder a sua essência e funcionalidade perante este grupo. 

No futuro, irá ser curioso perceber de que maneira é que as marcas irão lidar com esta situação.  

 Acredita que esta medida irá ser eficaz?

Enquanto que esta atualização não chega a toda a Europa, deixe os seus likes no Instagram da SmartKISS

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Keep it simple and stupid.

Portugal 2020Vale Indústria 4.0