As Tendências que Marcaram 2018

Atualidade -

A chegar ao final de Novembro e a entrar no último mês de 2018, deixamos para trás um ano cheio de revoluções e descobertas relacionas com a tão gigante WWW (world wide web).
O tempo passa de forma tão surpreendente que parece que foi tudo num clique, se em 2017, todas as tendências se destinaram ao mobile e 2018 foi o ano do marketing de conteúdo, o que será que nos reserva 2019?
Antes de saltarmos já para o próximo ano, vamos rever aqueles que consideramos ter sido os momentos mais marcantes de 2018, no que se refere ao Marketing Digital.

1) A automação:
Aos poucos e de mansinho a tecnologia foi mostrando algumas ferramentas de automação, relacionadas com chatbots e até mesmo inteligência artificial, o que para um comum mortal poderia criar um enorme choque para outros foi uma revelação única, algo genial mas como em tudo na vida, uns contra, outros a favor.
No entanto, esta automação permitiu às empresas criarem um meio de comunicação para com o cliente que garantisse o rápido atendimento. Algumas empresas já tinham arriscado este instrumento mas em 2018, verificou-se uma maior aceitação.

2) O conteúdo:
Em 2018, tal como referido anteriormente, as empresas focaram-se na criação de conteúdo inteligente, sempre orientado para o cliente, conteúdos de SEO de forma a serem otimizados mas sempre com expressão criativa e informativa.

3) Sites responsivos | mobile:
Se 2017 trouxe para 2018, o destaque de mobile, a utilização do desktop decresceu e por isso em 2018, houve também por parte das empresas uma maior preocupação na criação de sites responsive com conteúdo flexível e adaptado ao mobile.

4) Influencers:
Assistimos também, a uma maior acreditação dos influencers, as empresas perceberam que aquando da tomada de decisão, as opiniões destes têm um impacto significativo e por isso mesmo começaram a apostar na utilização de influencers para divulgação e comunicação da marca.

5) Os diretos:
Para além disto, a tendência de mostrar tudo a toda a hora e a todos, torna-se ainda mais enraizada, a necessidade extrema de ser omnipresente faz com que os lives, os diretos, o real e o agora se tenha tornado cada vez mais utilizado.

Em 2018, a mal ou a bem todos tiveram a oportunidade de fazer da própria vida, um autêntico reality show.
E certamente que estamos todos muito ansiosos para descobrir o que 2019 nos reserva. Certo?


Partilhe a sua opinião