Voltar

Tendências para as redes sociais em 2017

Na última década, as redes sociais tornaram-se um dos principais meios de comunicação e difusão de conteúdos. Mas a questão prende-se com a atualização permanente que acontece no mundo digital e que nos obriga a estar atentos a tudo o que se passa porque as alterações surgem todos os dias. Depois de uma análise profunda, apresentamos as novas tendências para as redes sociais em 2017.

tendências smartkiss

Live videos

Partilhar conteúdos em tempo real é uma das tendências para este ano tanto no Facebook como Instagram. A espontaneidade está a surgir cada vez mais e as empresas aproveitam-na ao máximo porque começam a ver resultados, quase sempre, surpreendentes. Já há algum tempo que o vídeo começa a ganhar notoriedade, mas aliando-o à espontaneidade, os resultados são muito mais visíveis.

Poder acompanhar em direto um evento, notícias, momentos da vida quotidiana ou até mesmo transmitir concertos nas redes sociais em vídeos 360º, começa a tornar-se um hábito no mundo do Social Media. Não sabemos se acompanham, mas sempre que a apresentadora, empresária, blogger and so long, Cristina Ferreira tem um anúncio para fazer, seja do que for, fá-lo em direto na sua página oficial do Facebook. Se funciona? Claro que sim! Anunciar que se vai fazer um anúncio (passemos a redundância) a x horas é meio caminho andado para o sucesso, ainda mais em direto.

Funcionários = embaixadores da marca

Durante este ano vamos assistir a um impulsionamento das marcas a trabalharem diretamente com os seus funcionários melhorando a produtividade do negócio. Se o trabalho está efetivamente bem feito, os funcionários são motivados a participar e partilhar as publicações da empresa. Quando os funcionários são os primeiros a promover o trabalho da empresa no Facebook, Instagram ou YouTube, é meio caminho andado para o sucesso da mesma.

Automação sim, mas humanizada

Se até agora a automação tem servido para assegurar uma rápida comunicação com os usuários, nas tendências para 2017 prevê-se que seja feito algo mais. As respostas automáticas já não são suficientes e pedem mais personalização para simular uma conversa real com cada usuário separadamente. Muitas vezes, os chatbots, usados no Facebook, são tomados como spam. 2017 pede o uso dessa “inteligência artificial” em apoio e sem se abusar dos mesmos.

Outro caso é a personalização dos conteúdos para público altamente segmentado. Se a empresa introduzir o uso de mailings personalizados e adaptados ao gosto de cada pessoa e anúncios direcionados são a chave do sucesso da mesma. Assim, as empresas devem usar este tipo de ferramentas automatizadas de maneira sábia para melhorar o desempenho de ações de social media marketing. Para a eficácia desta tendência, enfatizamos o uso de aplicações como HubSpot, Marketo e outras ferramentas de automação de plataformas de software de marketing que são essenciais para qualquer marca. Este tipo de aplicações estão a tornar-se cada vez mais intuitivas e fáceis de usar. O custo não é elevado e agiliza o trabalho de marketing favorecendo a disseminação da mensagem que pretende transmitir.

Redes sociais móveis

Pode até nem ser uma tendência, mas temos de ter atenção ao número de utilizadores das redes sociais que o fazem no telemóvel. Se em 2016 , o uso de telemóveis no acesso à Internet ultrapassou largamente o computador, este ano mantém-se o mesmo daí a necessidade de ter os formatos adaptados para esta realidade. Não adianta muito ter um site fantástico se não está otimizado para mobile. Consideremos que, mais de 70% dos usuários, utilizam o telemóvel como ferramenta principal na pesquisa online. Se as redes sociais e os sites não estiverem de acordo com esta realidade facilmente ficam para trás. A foto da Cover no Facebook e a própria organização da rede social muda muitas vezes, daí estarmos atentos para alterarmos as medidas das imagens.

Publicidade nas Redes Sociais

Produzir anúncios nas redes sociais é cada vez mais importante para a divulgação da marca. Saber encontrar o nosso público e dinamizar as páginas de maneira inteligente continuam a ser tendência durante 2017. Os anúncios vão continuar a crescer porque o intervalo orgânico é cada vez mais difícil e nota-se que o Facebook não facilita quem investe pouco. A utilização de vídeos será um elemento-chave e até o video blogging poderá ser uma excelente aposta para publicitar a sua marca mas também acreditamos que possam surgir novas opções para a segmentação da publicidade.

Influenciadores vs celebridades

Parece que em 2017 os influenciadores vão ganhar mais poder do que as celebridades. Cada vez mais há a procura de influenciador no seu lado mais lúdico do que propriamente numa celebridade. A questão aqui é: Acreditamos mais na opinião de uma celebridade ou de alguém que tem efetivamente conhecimento de causa sobre um tema ou produto? No entanto, as celebridades continuam a ser um trampolim que as empresas devem usar de maneira inteligente para impulsionar a sua marca.

Vendas diretas nas redes sociais

Em 2017 as empresas devem aproveitar o poder que têm as redes sociais e trabalhar com precisão social para alcançar um retorno evidente sobre o investimento. Assim, as marcas vão trabalhar muito mais as vendas diretas nas redes sociais. Na verdade, o Facebook já lançou lojas online na fanpage e catálogo de produtos para associar a uma publicação. Assim, as empresas vão investir mais em anúncios e na segmentação do mercado trabalhando conscientemente e focando as suas campanhas público-alvo para gerar mais vendas.

As tendências para as Redes Sociais em 2017 aqui apresentadas valem o que valem, uma vez que as alterações são muitas e é necessário acompanhar as mudanças para podermos estar sempre em cima da atualidade. A melhor tendência é estar atento e num processo constante de processamento e adaptação para usar tudo o que acha interessante nas suas Redes Sociais.

Acompanhe estes e outros artigos no nosso SmartBlog e nas redes sociais Facebook e Instagram!

Gostou do artigo? Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados