Landing Page, o que são?
Uma técnica do Marketing Digital
Numa estratégia de Marketing Digital, é usual a criação de uma Landing Page, que é uma página com o objetivo de chamar à atenção do utilizador. Nesse sentido, são usadas normalmente para dar destaque a um produto ou a um serviço. Sendo, sem dúvida, uma ferramenta que bem estruturada e bem trabalhada impulsiona as vendas de uma empresa.
Objetivos de uma Landing Page
Numa estratégia de Marketing Digital, usa-se esta técnica com dois objetivos de marketing muito diretos, acima de tudo são: gerar leads e/ou conversão de vendas.
Quando falamos em gerar uma lead, estamos a falar de um potencial consumidor. Ou seja, de uma pessoa que tem interesse no seu serviço/produto, mas ainda não o conhece. Falamos de conversão de vendas, quando uma lead passa a ser seu cliente.
As “regras” que utilizamos para a construção das nossas Landing Pages:
Para que o objetivo da construção de uma landing page seja possível, estão implícitas algumas regras, tanto para o Marketeer que recolhe, analisa e estrutura os conteúdos, tanto para o Designer que desenha a página, como para o Programador que faz com que ela se concretize.
Em virtude de desmistificarmos as regras da construção de uma Landing Page, enumeramos como sendo as que achamos mais importantes:
- Numa página destas características, não existe qualquer tipo de navegação. Assim, o objetivo é que o utilizador só se foque na página que está a ser apresentada. Não deverá ser dada ao utilizador a oportunidade de “fugir”, de se distrair ou até mesmo seguir para outra página. Utilizamos esta regra, para restringir o utilizador a duas únicas opções, ou fechar a página, ou então realizar o objetivo pretendido;
- Deverá ser uma página objetiva. Os utilizadores cada vez estão mais focados em encontrar algo que lhes interesse. No entanto, se vão a uma página e esta não vai ao encontro do que eles procuram, o primeiro passo é fechar essa página;
- Relevância. Os conteúdos devem ser apelativos. Devem conter uma informação organizada e direta. De preferência a informação deve ser fácil de encontrar. A ideia é que o utilizador não tenha de fazer scroll para encontrar aquilo que deseja saber;
- O design. É um dos “segredos” para o sucesso de uma página deste tipo. Deverá ser o mais apelativa possível. É desenhada de forma a chamar a atenção.
Posto isto, deverá existir uma grande envolvência do designer nesta estratégia.
Veja um exemplo de uma página deste tipo
Contudo, se pretende criar uma Landing Page para o seu negócio, existem alguns sites com templates disponíveis, destacamos o LeadPages.
Por último, saiba que a SmartKISS está pronta para se aventurar na elaboração de uma estratégia de Marketing Digital para o seu negócio se assim o necessitar. Conte connosco!