Voltar

Como escrever posts no Facebook que tenham uma componente mais humana?

A mais popular rede social do mundo, o Facebook, descobriu que posts com conteúdo mais humano estão no topo das preferências dos utilizadores, geram mais tráfego e incitam à partilha.

Como escrever posts no Facebook que tenham uma componente mais humana?

O Facebook continua a ajustar o NewsFeed em prol de conteúdos que estimulem a fidelização dos utilizadores, reduzam o click-bait e que minimizem os cansativos Internet memes. Por outras palavras, o Facebook pretende que as marcas escrevam posts com componente humana.

Aqui ficam quatro formas de publicar conteúdos que contenham em si uma vertente mais humana:

1) Publicar links enquanto ser humano e não numa perspectiva de marketer

O NewsFeed do Facebook favorece os links publicados em formato de link. A rede social descobriu que os utilizadores tendem a preferir os links publicados desta forma, ao contrário de links contidos em legendas de fotografias, em descrições de vídeo ou em status updates.

2) Publicar fotos e vídeos enquanto ser humano não numa perspectiva de marketer

No mesmo NewsFeed, o Facebook deixou claro que iria dar preferência a links publicados em formato de link e dar menos peso a dois links publicados em legendas de fotografias, em descrições de vídeo ou em status updates.

O Facebook estimula os utilizadores a publicarem fotografias que contem histórias e que contenham descrições curtas. Escrever 2 ou 3 parágrafos com um link para um evento é um erro.

Ao invés, o Facebook aconselha a escrever uma descrição que reflita uma reação emocional à fotografia. Se tiver sentido de humor, melhor ainda.

Como escrever posts no Facebook que tenham uma componente humana?

3) Responder aos comentários enquanto humano e não numa perspectiva de marketer

Uma forma inequívoca de construir uma base de fãs fidelizada no longo prazo é extraordinariamente simples: responder aos comentários. Fazer parte e valorizar a comunidade com a qual se pretende estabelecer ligações próximas, é muitíssimo importante.

Deve-se dar especial atenção e ter o cuidado de responder às pessoas que, mundo fora, apreciam o conteúdo publicado, só porque sim. Sem qualquer obrigação e sem pedir nada em troca.

4) Escrever Facebook posts (aliás, todo o conteúdo) para dispositivos mobile

Numa base diária, mais de um bilião de utilizadores do Facebook visualizam status updates, photos e vídeos através de dispositivos móveis.

Isto significa que as estratégias de marketing de conteúdo implementadas, particularmente nas redes sociais, devem ter em consideração que os conteúdos publicados devem ser passíveis de serem vistos em aparelhos mobile sob pena de não perderem um público enorme.

Se pensarmos como utilizamos o Facebook enquanto pessoa e não enquanto marketer, é fácil chegar à conclusão que esta filosofia é absolutamente acertada e até, irrepreensível.

Sigamos o conselho do Facebook, sejamos apenas humanos!

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados