Conteúdo Interativo: O futuro do conteúdo

Para nos destacarmos da multidão, precisamos de ser mais interessantes, interativos, e orientados pelos dados com o nosso conteúdo. Precisamos de proporcionar aos utilizadores uma…

Voltar

Para nos destacarmos da multidão, precisamos de ser mais interessantes, interativos, e orientados pelos dados com o nosso conteúdo. Precisamos de proporcionar aos utilizadores uma experiência única. Uma solução que se está a tornar mais prevalecente é o marketing interativo de conteúdos.

O que é Marketing Interativo de Conteúdos?

O marketing interativo de conteúdos não é um formato novo e revolucionário. É apenas uma categoria de marketing de conteúdo que está atualmente a tomar forma, e as marcas estão apenas a começar a experimentá-lo.

Pense numa ferramenta de inquérito ou num infográfico interativo. Conteúdo interativo é qualquer experiência do utilizador que tem um elemento interativo e permite ao utilizador participar no conteúdo e descobrir algumas respostas ou resultados úteis. Os melhores exemplos de marketing de conteúdo interativo resolvem problemas em primeiro lugar e são as campanhas de marketing de conteúdo em segundo lugar.

As vantagens do Conteúdo Interativo

O conteúdo interativo bem-sucedido permite ao utilizador mergulhar, interagir, desfrutar do processo e ganhar perceção sem se sentir orientado. Requer disciplina e um enfoque secundário na otimização da taxa de conversão.

Se estiver a desenvolver conteúdo interativo, é melhor avaliar o sucesso por quotas totais ou tempo médio de sessão, em vez de taxa de click-through. Tenha em mente que não se trata de si, e não se trata de geração direta de leads. Trata-se de dar valor a uma audiência. O bom marketing de conteúdo interativo não utiliza solicitações de pop-up, CTAs agressivos, ou vendas desleais.

  • Combinar conteúdo e experiência

Livros eletrónicos, infográficos e posts em blogues são valiosos para a educação dos consumidores porque trazem muita informação. Quando se tornam interativos, acrescentam algo que atrai e envolve as pessoas: diversão.

O conteúdo interativo, portanto, combina informação e entretenimento. Assim, o utilizador sente-se estimulado a consumir esse conteúdo, que contém estímulos para manter a sua atenção. Por exemplo, um questionário exige que a pessoa passe por todas as perguntas e obtenha a resposta, o que pode ser mais difícil num livro eletrónico ou num artigo de blogue. Assim, o conteúdo deixa de ser passivo e estático para proporcionar uma melhor experiência de consumo ao seu público.

  • Aumentar o engagement

Oferecer uma experiência interativa ao consumidor em vez de conteúdo estático é a forma de aumentar as suas taxas de compromisso. Este é o grande benefício do conteúdo interativo, que se torna uma solução em marketing.

O marketing de conteúdos cresceu tanto que saturou os consumidores com muitos estímulos e posts em blogs e redes sociais, muitas vezes sem qualidade ou relevância.

Com pouco espaço para atrair este consumidor rico em informação, as marcas precisam de formas criativas para captar a sua atenção. O conteúdo interativo resolve esta questão. O conteúdo passivo dá espaço para o aparecimento de formatos interativos, que aumentam o tempo de envolvimento e o nível de envolvimento com a marca.

  • Obter mais feedback dos utilizadores

Outro benefício do conteúdo interativo é a capacidade de receber um rico conjunto de dados de feedback dos utilizadores. Como já foi referido, o conteúdo passivo não mostra se o consumidor consumiu realmente um material. Por exemplo, só se sabe quantos utilizadores descarregaram ou navegaram para o fim de uma página de blogue. Mas não se sabe se eles leram o conteúdo.

O conteúdo interativo, por outro lado, recolhe dados durante o consumo do conteúdo. Pode identificar vistas, cliques e interações com cada elemento do seu material interativo, assim como avaliar pontos de saída.

  • Otimizar a geração de leads e as taxas de conversão

O conteúdo interativo não só gera mais envolvimento – também traz resultados na geração de leads, vendas e receitas.

Afinal, o conteúdo dinâmico, com apelo visual, proporciona uma experiência mais rica e é capaz de despertar o desejo dos consumidores. Além disso, ao manter a sua atenção, este tipo de conteúdo pode também guiá-los na sua viagem para a conversão.

Para isso, pode contar com ferramentas para criar conteúdos interativos. Algumas destas ferramentas oferecem características para otimizar conversões e testar aplicações para determinar quais funcionam melhor.

A SmartKISS encontra-se à sua disposição para o ajudar de desenvolver o Branding da sua marca!

Siga o nosso trabalho nas nossas redes sociais, FacebookInstagram e LinkedIn, ou através do nosso site!

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pedir Orçamento

Veja o seu investimento converter-se em resultados.