A importância dos Inbound links no SEO

Conseguir aumentar o tráfego dos websites (SEO) nem sempre é tarefa fácil. Os inbound links são assim uma das formas mais eficazes de o fazer.…

Voltar

Conseguir aumentar o tráfego dos websites (SEO) nem sempre é tarefa fácil. Os inbound links são assim uma das formas mais eficazes de o fazer.

inbound links

É necessário aprofundar um pouco mais esta questão da geração de tráfego. No caso dos links, extremamente necessários para aumentar o tráfego dos websites, existem três tipos fundamentais: links externos, links internos e inbound links.

A geração de tráfego para o website é uma das questões mais importantes para que este alcance sucesso junto do público alvo, sendo o SEO a melhor estratégia para impulsionar o tráfego.

Contudo, além das estratégias de SEO, existem ainda as redes sociais, excelentes para captar a atenção da audiência para o website em questão, e as campanhas de SEM ou Search Engine Marketing que contribuem para a posição do website no motor de busca.

Os links fazem parte das estratégias de SEO, assim temos:

Os links externos, que são os links colocados no website em questão para outras plataformas ou websites. Os links internos, que tal como a própria designação indica, são links dentro do mesmo website mas para outras páginas.

Contudo, a questão que se coloca é: então o que são realmente os inbound links e porque são tão importantes?

Ora, os inbound links são links feitos noutros websites que reencaminham para o website em questão, estando desta forma a partilhar o website e conteúdos do mesmo, com outro tipo de audiência.

inbound-link

Vejamos, no entanto, as razões pelas quais os inbound links são tão necessários:

Razão #1: Search Engine Optimization (SEO):

Websites que recebem muitos links, ou seja, que estão presentes em muitas fontes externas, são mais propensos a boas classificações por parte dos motores de busca, uma vez que significa que o conteúdo e informação é de qualidade.

Apesar de não ser o único fator de classificação usado pelos motores de busca, os inbound links são muito importantes também no que respeita às listagens de SERPs.

Razão #2 Reencaminhamento de tráfego:

O facto de estar presente em muitas fontes externas, faz com que mais pessoas tenham contacto com o link direto para o website, estando também elas mais propensas a clicar e entrar  para conhecer o conteúdo do website.

Se falarmos de um website de uma empresa, aí possibilitará que mais visitas, correspondam a mais contactos com a mesma.

Assim, o volume de tráfego do website ou blog começa a aumentar, de forma proporcional ao número de inbound links que tem.

Contudo, apesar da sua importância, é também necessário que seja desenvolvida uma lista de quais os websites de referência onde o conteúdo da marca ou empresa pode ser partilhado.

Isto acontece porque estes inbound links, se forem de websites sem ranking e de meros sites de links, podem ser negativos, já que o Google anda sempre à procura de tentativas de gerar inbound links de forma incorreta.

É importante que os websites que fazem menção à marca sejam websites fidedignos e de referência para o mercado em questão, para evitar constrangimentos ou até tráfego indesejado.

Assim, esta lista deve ser construída de forma refletida e que vá ao encontro das necessidades do website.

Podemos assim perceber que os links são um dos componentes de uma boa estratégia de SEO, no entanto só links de outros sites de qualidade e referência são interessantes.

No caso do Google existe um sistema de classificação e reputação dos links chamado “page rank” e assim, ter um link para a nosso website, de um website com page rank de 4 ou superior, é interessante.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pedir Orçamento

Veja o seu investimento converter-se em resultados.