Voltar

Tendências de Content Marketing para 2015

O Marketing de Conteúdo é, hoje em dia, um grande trunfo das marcas e marketers, pelo que ambos devem ter em atenção as principais tendências para 2015.

content marketing 2015

Desde finais de 2013 que a comunidade de marketers está ocorrente da crescente importância do Content Marketing, sobretudo no universo do digital.

No entanto, é com a chegada de 2015 que surgem novas tendências para este que é, um dos mais importantes sectores do marketing atual.

Investimento orçamental e pessoal

O Marketing de Conteúdo é, atualmente, reconhecido como um recurso estratégico essencial e um ponto fulcral na comunicação e divulgação de uma marca.

Por esta razão, marcas e marketers começam já a alocar parte do seu budget ao Content Marketing, tendo como principal preocupação tornar os seus conteúdos mais minuciosos e eficazes.

Assim, uma das principais tendências para 2015 prende-se com o aumento do investimento em Marketing de Conteúdo, tanto a nível orçamental como em termos de recursos especializados no desenvolvimento de conteúdo.

Conteúdo mais pessoal e segmentado

Cada vez mais os utilizadores, sobretudo do universo online, procuram informação que responda diretamente ás suas necessidades.

Desta forma, torna-se imprescindível que os conteúdos tenham uma componente mais pessoal, com informação específica e direcionada ao público alvo da marca.

A par da informação, também a sua partilha sofrerá alterações do ponto de vista de segmentação, ou seja, os conteúdos serão, tal como a publicidade, mais segmentados, chegando mais rapidamente aos interessados.

Relações mais próximas com os consumidores

Em 2015, marcas e marketers darão ainda mais importância ao desenvolvimento de uma relação de proximidade com os consumidores, tendo como objetivo primordial, torná-los mais ativos e interativos.

Através desta relação, marketers conseguirão ainda retirar determinados insights que vão posteriormente privilegiar o seu trabalho.

content marketing

Plataformas de gestão de conteúdos

As plataformas de gestão e de agendamento de redes sociais deixarão de ser apenas uma ferramenta para otimizar o fluxo de trabalho e para poupar tempo e, consequentemente, dinheiro.

Além do agendamento dos conteúdos e da sua gestão, estas plataformas permitirão segmentar mais facilmente o conteúdo e assim ir ao encontro dos utilizadores que realmente estão interessados no respetivo conteúdo.

Unificação dos canais de comunicação

Integração será uma das palavras de ordem em 2015, pois pretende-se que seja um ano em que a fluidez de comunicação entre as diversas plataformas é superior à atual, conferindo uma maior abertura e eficácia aos canais de divulgação de conteúdo.

Marcas e marketers tencionam apostar numa estratégia mais integrada, onde os canais de comunicação digital estarão mais sintonizados e adaptados ao conteúdo em questão, pelo que a produção do mesmo será superior e o conteúdo mais agilmente difundido.

Num futuro próximo, a produção de conteúdo direcionado a segmentos específico atingirá o seu apogeu e o Content marketing, principalmente o conteúdo de vídeo, que domina o panorama atual do Marketing Digital, terá um papel fundamental na transmissão de informação aos consumidores.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados