Compreender a mecânica dos processos de SEO

SEO -

Para desenvolver estratégias de SEO de sucesso, é muito útil compreender quais as principais mecânicas deste processo. Aqui ficam algumas dicas importantes.

Compreender a mecânica dos processos de SEO

As estratégias de SEO que incorporam as estratégias de Marketing Digital, são utilizadas não só como solução para problemas pontuais como também enquanto medidas de prevenção.

Desenvolver estratégias de SEO deve ser um processo contínuo pois só assim se conseguem atingir resultados relevantes, o papel primordial de uma abordagem de SEO é precisamente diagnosticar os problemas do website.

Posteriormente, é ao SEO que se recorre como guia para construir uma boa reputação, credibilidade e um bom posicionamento nos rankings dos motores de busca.

O planeamento estratégico de táticas de SEO é um processo complexo e que requer que se esteja sempre “em cima do acontecimento” pois existem por exemplo práticas de SEO que em tempos resultavam mas que agora são reconhecidas como spam, devido a alterações no algoritmo do Google.

É muito importante perceber que existem inúmeras variáveis que interferem no SEO e é precisamente por isso que o primeiro passo deve passar por uma auditoria do website.

Uma boa estratégia de SEO é um trabalho de equipa

Quando temos que trabalhar com clientes de maior volume, muitas vezes estamos perante milhares ou mesmo milhões de páginas administradas por equipas geograficamente dispersas e com as quais temos de lidar, numa base diária.

Por essa razão, e também por toda a burocracia inerente à implementação de uma estratégia de SEO, é crucial que o departamento de IT e o de Social Media trabalhem em colaboração permanente.

O Timing é um jogo de hipóteses

A viralidade é algo incrivelmente difícil de prever, mesmo por especialistas. Muitas vezes trata-se de colocar o conteúdo no sítio certo e à hora certa, no entanto, o momento certo pode acontecer a qualquer momento.

Pode fazer-se um esforço no sentido de prever que tipo de conteúdo a sua audiência quererá receber, utilizando a sazonalidade, mas mesmo até estas reações são muito imprevisíveis.

Homme avec une tablette numérique touchant un écran tactil

Retorno sobre o investimento

Já não é opção medir a quantidade exata de tráfego gerada por uma keyword singular.

A questão que se coloca é: Qual é o objetivo da sua abordagem de SEO? É ganhar mais notícias positivas no meio online? É aumentar a fidelização à marca? É melhorar as taxas de conversão?

O que as métricas valorizam hoje em dia é determinado pelos seus objetivos específicos de negócio.

Uma das métricas que é sempre recomendável é a “tarefa completa” – pois dá-nos a possibilidade de perceber porque é que as pessoas utilizam o website, o que ajuda a criar estratégias para aumentar as conversões.

Esta metodologia reconhece que nem todos os utilizadores entram no website para comprar.

Por exemplo, alguns utilizadores usam o website para procurar um tipo de produto que lhes interessa comprar no futuro e não no momento. Para lhes proporcionar uma boa experiência é importante que o website tenha um sistema de comentários clean que estejam livres de spam e que sejam suportados por conteúdo original.

Poderá também criar um fórum de perguntas e respostas e até um pequeno questionário onde se inquiram os visitantes: “está satisfeito/a com a sua visita?”; “encontrou o que procurava”?

Esta métrica poderá ser acedida no final e serve como ótimo teste para verificar a eficácia das estratégias de SEO integradas.

Trabalhar com um profissional de SEO

Nunca confie num profissional de SEO que lhe garanta um primeiro lugar em 6 meses ou menos. Na maioria das vezes, os benefícios de uma estratégia de SEO bem executada, não se manifestam no primeiro ano.

Assim, estratégias com ação repentina, que colocam o seu website no topo do ranking de pesquisas dos motores de busca, são estratégias que terão problemas futuros.

Aqui ficam algumas dicas sobre como proceder:

1. Peça uma timeline de expectativas numa reunião inicial e outra após a primeira auditoria.

2. Procure um profissional que não se foque nos rankings mas sim nos objetivos do negócio.

3. Concentre-se em objetivos mais pequenos e atingíveis, pois desta forma permite que o progresso vá acontecendo de forma gradual e natural.

4. Não dê atenção às estratégias que obtêm resultados imediatos mas sim às que lhe permitiram ter resultados sustentados e consistentes ao longo do tempo.

5. Experimente uma timeline segmentada a ações. Por exemplo: 2-4 semanas para uma auditoria do website, 1-2 meses para alterações técnicas, 2 meses para renovação de conteúdo, 3-4 meses para aquisição de links e implementação de práticas de link building.

6. Peça relatórios que expliquem de forma clara o que está a ser feito em termos de SEO e de que forma estão esses esforços a contribuir para o crescimento geral do website.

A verdade é que existem, de facto, situações em que uma boa estratégia de SEO pode atingir resultados rápidos, tais como a eliminação de links de spam, ou a resolução de problemas de estrutura do website. No entanto, é fundamental ter em mente que este processo é usualmente demorado.

Assim, o importante a reter é que antes de começar a desenvolver qualquer estratégia de SEO, deve pensar em estratégias a curto e longo prazo, comunicar objetivos realistas e ver sempre o SEO como um processo em andamento contínuo.


Partilhe a sua opinião