Voltar

4 formas de aumentar as referências por parte dos clientes

As referências dos clientes no universo online funcionam como o “passa palavra” no universo offline. Assim, aqui ficam 5 dicas para aumentar as referências por parte dos clientes.

4 formas de aumentar as referencias de consumidores

As redes sociais são, atualmente, uma das mais utilizadas ferramentas de marketing digital, sendo uma das melhores formas de aumentar a base de contactos de uma marca.

Contudo, já pensou o quão interessante seria se conseguisse, através das redes sociais, aumentar o número de referencias sobre a sua marca? A verdade é que é possível, sendo que o investimento em social media se torna ainda mais imprescindível.

Vejamos, assim, 4 forma de aumentar as referências por parte dos clientes através das redes sociais:

1) Identifique as redes sociais corretas

A escolha das ferramentas corretas bem como a segmentação do target são, sem dúvida, dois pilares do marketing atualmente. Assim, antes de mais torna-se pertinente fazer uma profunda análise das redes sociais existentes bem como a escolha de quais as mais adequadas ao seu negócio e comunicação.

As próprias redes sociais oferecem às empresas diferentes tipos de público alvo. Por exemplo, enquanto o Facebook facilita e intensifica a comunicação mais próxima e emotiva com os consumidores, o LinkedIn prevê uma comunicação mais empresarial para um target B2B.

Assim, é importante que em conjunto com o seu gestor de redes sociais trace um plano estratégico que o permita alcançar o público alvo necessário, oferecendo-lhe uma comunicação segmentada e de acordo com os seus interesses.

2) Peça opinião aos seus seguidores nas redes sociais

De acordo com estudos recentes, 84% dos consumidores assume que as recomendações dos seus amigos e familiares influenciam as suas decisões de compra.

Assim, a verdade qualquer recomendação proveniente de uma fonte confiável pode traduzir-se na compra de um produto. Desta forma, a recomendação de amigos através das redes sociais pode ser uma grande mais valia para o aumento de vendas dos seus produtos e serviços.

Ao pedir opiniões aos seus consumidores diretamente nas redes sociais da sua empresa, conseguirá comentários positivos que serão partilhados com a rede de contactos dos seus seguidores. Assim, conseguirá aumentar a influência da sua marca sob o seu público alvo.

Referrals Concept

3) Ofereça de incentivos

A oferta de incentivos através das redes sociais, como por exemplo amostras de produto ou descontos, são uma excelente forma de seduzir os seus fãs e assim conseguir aumentar o número de referências e recomendações que estes partilham com a sua rede de contactos.

A oferta pode ser mínima mas o retorno será estrondoso, uma vez que, conseguirá captar a atenção dos consumidores atuais que recomendarão a sua empresa aos seus amigos e familiares.

É aconselhável o desenvolvimento de um primeiro teste A/B, em que, por exemplo, pode oferecer a uma amostra de produto a um fã que identifique num comentário 5 amigos que tenham interesse no seu produto.

4) Crie mensagens customizadas

Seja nas redes sociais, seja através de websites ou até mesmo campanhas de e-mail marketing, quanto mais customizada forem as mensagens partilhadas com os consumidores, maior será o impacto das mesmas.

Assim, é importante que, após a recepção de uma recomendação ou até mesmo de um e-mail com dúvidas e questões sobre determinado produto ou serviço, responda de forma privada e segmentada.

Deste modo, fará o consumidor sentir-se parte integrante da marca, tornando-se até um embaixador da própria marca.

A verdade é esta: utilizar as redes sociais parece simples, mas retirar o maior proveito destas ferramentas exige o desenvolvimento de uma estratégia consistente e que englobe as mais diversas funcionalidades das respetivas redes.

 

Leia outros artigos através do nosso blog e saiba todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados