Voltar

6 passos para o sucesso das campanhas de Facebook ads

Os Facebook Ads são um método extremamente poderoso de publicidade online, contudo o seu sucesso depende de fatores que devem ser tidos em atenção na construção das campanhas.

6 passos para ter sucesso em campanhas de facebook ads

A verdade é que, o Facebook é atualmente a maior rede social do mundo e é utilizada por cerca de um sexto da população mundial, sendo por isso, uma das melhores plataformas online para desenvolver campanhas de anúncios.

Contudo, precisamente por ser uma rede social tão utilizada, é impreterível que as marcas não cometam erros nas suas campanhas de Facebook ads, para que obtenham o maior sucesso.

Desta forma, há 6 passos que devem obrigatoriamente ser seguidos:

1)   Definição correta do público alvo aumenta sucesso de campanhas de Facebook ads

Tal como nas restantes campanhas de anúncios, online e offline, o primeiro passo e um dos mais importantes, relaciona-se com a definição do público alvo a atingir.

Atualmente o Facebook já permite a segmentação alargada de interesses. Por isso, é importante que seja definido o perfil do possível consumidor e que a campanha seja direcionada para esse mesmo público.

Assim, será possível atingir utilizadores da rede social que de acordo com o seu perfil procuram o produto ou serviço em questão.

2)   Composição do anúncio para a campanha de Facebook Ads

A composição dos anúncio deve ser cuidada e objetiva em todos os seus eixos, seja em termos estéticos ou em termos publicitários.

Ou seja, em termos estéticos os marketers devem ter em mente a necessidade de coerência que deve existir nos anúncios, tanto ao nível do texto, como das imagens ou até dos conteúdos de vídeo.

Em termos publicitários, apesar da simplicidade que o Facebook confere à criação de campanhas é necessário que os pontos básicos do marketing publicitário não sejam esquecidos como: a necessidade de acrescentar valor ao produto e a obrigatoriedade de existência de um call-to-action (sendo que obviamente o objetivo é conduzir o utilizador a ação).

3) Segmentação da campanha de Facebook ads

A segmentação dos Facebook Ads, é terceiro ponto da criação de uma campanha e está diretamente ligado ao primeiro passo.

É importante que o target do Facebook seja o mais segmentado possível para que os fãs da página, ou os beneficiários da oferta venham a tornar-se consumidores leais à marca.

Ora, se uma empresa local situada em Lisboa e que apenas faz comércio nessa cidade, angariar fãs do Porto, dificilmente estes serão consumidores leais, ou seja, farão apenas parte da comunidade de Facebook.

facebook ads quadro

4)   Orçamento da campanha de Facebook Ads      

A verdade é que a maior rede social do mundo permite aos anunciantes diferentes formas de bidding que devem, sem dúvida, ser definidas antes da abertura da campanha.

As campanhas que têm diferentes anúncios podem ter diferentes formas de bidding. O anúncio pode ter um orçamento limitado por dia ou um orçamento definido para toda a sua duração.

Contudo, mais uma vez, a questão do bidding depende da estrutura e do objetivo base da campanha. Ainda assim, existem diferentes tipos de licitação, tal como se pode ver na imagem seguinte:

5)   Efetuar testes de anúncios na campanha de Facebook Ads

Nunca deve ser feita apenas uma versão do mesmo anúncio. É importante que o mesmo copy seja testado com diferentes imagens e vice-versa, uma vez que podem ser obtidos resultados totalmente diferentes.

O indicado é testar sempre duas a três versões do mesmo anúncio com o intuito de ver qual a que melhor corresponde aos objetivos, tendo o custo por clique e por fã mais baixos ou gerando mais ações por parte dos utilizadores.

6) Monitorizar e otimizar constantemente as campanhas de Facebook Ads

Por último, mas não menos importante, a monitorização e otimização das campanhas de Facebook Ads deve ser efetuada constantemente, de forma a acompanhar os resultados e fazer modificações estratégicas para aumentar o sucesso da campanha.

Desta forma, é possível manter ou parar determinados anúncios da mesma campanha consoantes os resultados que cada um deles apresenta relativamente ao objetivo.

A verdade é esta: a fase mais complicada e complexa de uma campanha de Facebook Ads passa pela sua construção e estrutura, uma vez que é daí que advém todo o sucesso.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados