8 dicas para melhorar campanhas de email marketing

As campanhas de email marketing são sem dúvida uma mais valia nas estratégias de comunicação de todas as marcas, sobretudo se otimizadas da melhor forma.…

Voltar

As campanhas de email marketing são sem dúvida uma mais valia nas estratégias de comunicação de todas as marcas, sobretudo se otimizadas da melhor forma.

Email Marketing

O objetivo das campanhas de email marketing é captar a atenção dos consumidores. Para que isso aconteça estas campanhas devem ser feitas corretamente e com base em diversas boas práticas.

As seguintes 8 dicas servem para melhorar as campanhas de email marketing, através das quais podem ser enviados conteúdos e informações com relevância para os consumidores:

Assunto – é o que os contactos vêm primeiro por isso o Assunto do email deve incentivar os consumidores a abrir a mensagem. O texto colocado na caixa de “assunto” deve ser relevante mas curto, com no máximo 60-70 carateres. Esta caixa pode incluir o nome da empresa ou da organização à qual pertence o email.

Remetente – o maior erro cometido nas campanhas de email marketing é o envio de emails a partir de um utilizador anónimo o que se traduzirá em poucas ou nenhumas interações. ( O envio sem o remetente é ilegal, sendo que o remetente terá de ser um mail existente e valido, caso contrário é um mail de spam)

O nome do remetente deve assim estar preenchido e sobretudo deve significar algo para os receptores do email, no sentido de aumentar a taxa de abertura.

Integração de perguntas –  incentivar a interação do consumidor e fazê-los participar no diálogo faz com que o sucesso das campanhas de email marketing aumente, uma vez que os leitores se tornam mais interessados e até recorrentes.

Integração de imagem – nas campanhas de email marketing está provado que emails que contêm imagens ou elementos gráficos têm maior taxa de interação.

No entanto, é importante ter em atenção que os elementos gráficos devem ser relevantes e não sobrecarregar o email bem como o receptor do mesmo.

Painel de visualização – grande parte dos serviços de email permitem ao utilizador visualizar o email antes de o abrir, por isso, esta área pode ser uma oportunidade para apresentar um elemento importante da mensagem aos destinatários.

Informações relevantes – os consumidores não gostam de receber informações que não lhes interessam, por isso, através de email apenas devem ser enviadas informações e mensagens relevantes para determinado publico alvo. Assim, é tão importante a construção de uma base de dados de contactos com interesses semelhantes.

Consistência – uma característica importante no desenvolvimento de qualquer estratégia de comunicação é manter uma linha constante com um objectivo definido. As campanhas de email marketing não fogem a regra e assim devem manter a consistência do resto da comunicação da marca ou produto.

Devem ser utilizados os mesmo nomes, fontes e estilos de linguagem para que os consumidores comecem a criar uma associação entre o email, o remetente e o tipo de comunicação.

Preheader – este é o texto que se encontra no inicio do email. Muitas vezes o conteúdo inicial direciona os consumidores para um site onde podem ler a mensagem completa ou solicitar uma opção “adicionar a uma lisa de endereços”.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pedir Orçamento

Veja o seu investimento converter-se em resultados.