Be Smart e não faça quarentena ao digital

Apesar de mais de metade da população mundial estar em quarentena… não significa que se deva cruzar os braços. Pelo contrário. Mais do que nunca…

Voltar

Apesar de mais de metade da população mundial estar em quarentena… não significa que se deva cruzar os braços. Pelo contrário. Mais do que nunca o mote deve ser agir (ou reagir) e não ficar à espera que as coisas aconteçam. Be Smart e não faça quarentena ao digital. A SmartKISS ajuda.

Razões para apostar no digital nesta fase de recolhimento

Com o país a lutar pela contenção da pandemia, as atividades comerciais sofreram uma paragem que tem alterado a forma de consumo de forma considerável. Como não sabemos durante quanto tempo é que esta situação perdurará, é necessário que as empresas desenhem uma nova estratégia de promoção. Todos sabemos que a Covid-19 não convida os gestores a fazerem grandes investimentos. No entanto, é essencial manter a capacidade produtiva mesmo que existam reduções de custos. Para tal, é necessário que as empresas ajustem, progressivamente, os seus recursos para minimizar ao máximo esta crise. 

Impacto do Covid-19 nas empresas

Esta pandemia levou a que houvesse uma disrupção de padrões de comportamento e uma aceleração de tendências que têm aparecido nos últimos anos. Para que as empresas continuem competitivas, têm de apostar cada vez mais em diferentes métodos para manter o seu consumidor ativo. Apostando na sua qualidade, sustentabilidade e principalmente no método e consumo digital.

De forma a evitar uma crise financeira, as empresas vêem-se obrigadas a tomar medidas para conter o impacto económico causado por este vírus. Em períodos de recessão económica, a tendência é que a concorrência diminua. 

Este é um cenário favorável para a sua empresa… se tomar as decisões certas durante esta fase. A aposta na comunicação e presença ativa nas redes sociais é uma das formas de se destacar dos seus concorrentes. Gerando mais clientes, mais vendas e criando uma ligação constante com o seu público-alvo.

Investimento na presença online

Plataformas digitais, medias sociais, atendimentos personalizados e websites garantem maior visibilidade à marca e interesse mesmo que à distância. Desta forma, a SmartKiss assume mecanismos que apoiam e dão resposta às necessidades das empresas e dos trabalhadores nesta altura mais complicada. Consegue imaginar uma iniciativa melhor para retomar a sua empresa ao ativo?

Faça um bom modelo de negócio

É necessário que as marcas se envolvam com a população como um reforço de valor. É um momento de sobrevivência, ideal para a reformulação de um bom modelo de negócio que acompanhe as tendências de procura. Com a loja física fechada, é necessário investir fortemente no ambiente virtual. No entanto, não basta oferecer o produto ou serviço, é preciso vender também valor.

Lance uma loja online

Existem formas de evitar ou, pelo menos, reduzir os danos económicos que esta crise pode causar no seu negócio. Uma dessas formas é lançar uma loja online. Com tantas pessoas em casa e as lojas de porta fechada, o e-commerce está a receber mais encomendas. Este investimento, faz com que consiga continuar a promover e vender os seus produtos ou serviços.

Crie um blog

Outra opção passa por criar um blog para publicar artigos pertinentes sobre o seu negócio que ofereçam valor aos seus clientes. De seguida, é importante otimizar com SEO os conteúdos, quer do seu blog, site ou loja online. Este passo é importante para que a sua marca seja encontrada por mais utilizadores, aumentando o tráfego orgânico, as leads e conversões.

Melhore e adapte as suas publicações nas redes sociais

É crucial comunicar para clientes que estão em casa a fazer scroll nas redes sociais a toda a hora. É preciso aumentar a frequência e a qualidade das publicações da sua empresa. Inclusive direcionando alguns posts para este novo problema de saúde que tanto está a abalar a economia.  

Reforce a sua presença digital

Apostar na tecnologia como principal ferramenta pode trazer mais praticidade para o cliente. Com tantos portugueses em isolamento social, a internet é o meio preferencial de trabalho, distração e educação. Esta alteração de rotina e de forma de trabalho exigem mudanças face aos hábitos habituais. Uma presença online é fundamental para aumentar a visibilidade e reputação da sua empresa, conquistar mais clientes e aumentar as vendas. Porquê? Porque o consumidor pode realizar uma compra a partir do seu sofá de casa, comodamente e sem nenhuma complicação.

Comunicar com os consumidores

As marcas precisam de adaptar os seus conteúdos e modus operandi para ir ao encontro do que o seu público-alvo necessita. A presença online não ajuda apenas a divulgar o seu negócio, como também mostra os benefícios dos seus produtos e serviços. Numa altura em que não há ninguém a olhar para montras físicas, é essencial que as marcas construam relacionamentos de longo prazo com o seu público. Mais que vender produtos existe uma necessidade de humanizar a própria marca.

Sabemos que a influência deste vírus a nível mundial trouxe uma incerteza financeira. Neste momento, as empresas precisam de investir numa presença online, visto ser o único local em que todos os consumidores comunicam entre si. Este é um bom momento para apostar em campanhas pagas e em publicidade online para impulsionar o seu negócio, aumentando as suas vendas. Tal como, apostar em websites, visto que, este tráfego tem aumentado exponencialmente.

No entanto, se esta estratégia vai além das suas possibilidades, existem outras formas de comunicar com os seus consumidores. A comunicação de uma empresa deverá, pelo menos, abranger uma presença sólida nas redes sociais da marca. Esta comunicação deve promover conteúdo útil para o seu público, com temas que encontram as necessidades e expectativas dos consumidores nestas circunstâncias. Pode, por exemplo, partilhar informação relacionada com a sua área de negócio no contexto do Covid-19. No entanto, deve ter cuidado para não parecer que se está a aproveitar da situação.

Consequentemente, também é importante entreter e satisfazer as necessidades das pessoas que estão em casa e que precisam de novas distrações. Na fase de isolamento social em que vivemos atualmente, a estratégia é ser a companhia de quem está em casa. Entretendo e ajudando a passar o tempo de forma útil. 

SmartKISS, sempre ON

Neste cenário de incerteza que atravessamos, existem ações que podem ditar o rumo futuro da sua empresa. Reinventar a forma como a marca opera, adaptar conteúdos e investir em marketing digital, são algumas dessas ações. Se estiver disposto a investir nesta nova etapa e quiser melhorar os resultados do seu negócio, a SmartKiss pode ajudar. Conheça melhor os nossos serviços e contacte-nos… estamos à distância de um clique.

Ah… e ainda lhe damos mais 5 razões para falar connosco:

Depois disto pode ir dar pode faça uma visita à nossa página do Facebook.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Portugal 2020Vale Indústria 4.0