Conteúdo relevante obrigatório em todos os websites
Marcas e marketers devem captar a atenção dos utilizadores de um website em poucos minutos, e a melhor ferramenta para o fazer é, sem dúvida, o conteúdo.
A verdade é que o conteúdo de determinado website pode fazer a diferença entre: permanecer no website e visitar outras páginas ou encaminhar os utilizadores para o motor de busca de modo a fazerem uma nova pesquisa.
Assim, o conteúdo é sem qualquer dúvida, o fator de diferenciação entre websites de empresas concorrentes.
De acordo com um estudo desenvolvido pela Acquity Group os websites das empresas são o canal mais popular para a pesquisa de informações sobre diversos produtos e serviços.
Contudo, segundo o mesmo estudo, apenas 37% dos entrevistados utiliza estes websites para efetuar compras online. Sobretudo em negócios B2B, uma vez que afirmam “não encontrar as informações necessárias sobre os produtos e serviços”.
É aqui que o conteúdo revela novamente a sua extrema importância.
Passar a mensagem certa, no momento certo, para o público certo, é uma prerrogativa para qualquer marca ou empresa. Desde que o seu objetivo passe por utilizar o seu website como forma de criar uma relação com os seus consumidores.
A publicação e partilha de conteúdo relevante, desenvolvido de acordo com as boas práticas de Search Engine Otimization, potencia o crescimento do número de visitas do website bem como o aumento de leads qualificadas.
Apesar de muitas empresas e marcas ainda não terem essa consciência, os websites são uma excelente ferramenta de geração de leads. Porquê?
Ora, ao contrário das campanhas de e-mail marketing, que continuam a ser uma ótima ferramenta de marketing online. Os websites conferem à marca uma maior abrangência de público alvo, bem como um maior alcance.
Conteúdos relevantes, escritos com recurso a palavras chave e que respondam às questões dos utilizadores online, conseguem transformar-se em milhares de visitas anuais e assim aumentar o volume de vendas das marcas.
Porém, não basta escrever dezenas de conteúdos mensais. É necessário que estes sejam partilhados de forma segmentada, para que alcancem o público desejado.
2015: quais as tendências em termos de marketing de conteúdo?
A verdade é que até hoje o conteúdo tem sido tratado como o “rei” da comunicação online. Porém, a partir deste ano, não basta apenas o desenvolvimento de conteúdo, é também necessária a sua segmentação.
De acordo com dados revelados, 67% dos consumidores e utilizadores online privilegiam websites que lhes forneçam informações segmentadas e personalizadas.
Através desta personalização de conteúdos, que apenas é possível após a análise exaustiva dos comportamentos do público alvo da marca, é possível melhorar a relação dos consumidores para com a marca.
Num universo online em que todos os dias são disponibilizados milhares de conteúdos, é cada vez mais difícil e obrigatório ganhar destaque. Deve acontecer através da apresentação de conteúdos mais relevantes para os consumidores.
A verdade é que, apesar de não ser tarefa fácil, as marcas devem conseguir envolver os visitantes. Por exemplo, através do website, como forma de se tornar uma marca de referência no universo online.