Voltar

Como escrever títulos que captem a atenção

Escrever títulos não é tarefa fácil. Aqui ficam 6 dicas que o poderão ajudar a criar títulos que captem, no imediato, a atenção da sua audiência.

Em 2014, a rede WordPress publicou uma média de 17 blog posts por Segundo. Sim, por Segundo!

Isto significa que foram publicados 1,023 blog posts por minuto, 61,391 por hora e pouco menos de 1.5 milhões de posts por dia. Só a partir do WordPress, sem contar sequer com as outras plataformas de blogging e gestão de conteúdo.

A quantidade de conteúdo escrito tem dois significados: primeiro, significa uma grande variedade de material de leitura disponível para escolha e segundo, significa que é uma tarefa ainda mais difícil para si, enquanto escritor, encontrar o conteúdo certo que captará a atenção da sua audiência.

Para publicar um artigo que se destaque, é necessário conseguir encontrar um título apelativo. Assim, aqui ficam algumas sugestões que o poderão ajudar a encontrar o título perfeito.

Cumpra a sua promessa

 Defina expectativas claras e seja o mais rigoroso possível. O conteúdo que dá continuidade ao texto deve cumprir a promessa proposta pelo título, ou então, acabará por perder credibilidade. Nunca se esqueça, as primeiras impressões são vitais!

Seja noticiável

Esteja em cima do acontecimento, providenciando conteúdo acerca de um assunto que seja uma tendência na atualidade. Os leitores gravitam sob títulos onde constem notícias sobre temas ou eventos atuais. Uma ótima forma de fazer o seu título destacar-se é dando-lhe um toque pessoal.

Desperte a curiosidade

Um título não deve ser complicado nem longo.

Hoje em dia, os leitores olham para as primeiras palavras, e são elas as decisivas para a continuação ou não da leitura.

Concentre-se nas necessidades da sua audiência

Ter as estratégias de SEO em consideração aquando da escrita de um título, ajuda a aumentar a sua visibilidade nos motores de busca. Apesar das keywords serem muito importantes, a verdade é que concentrar-se nas necessidades da sua audiência, é ainda mais fundamental.

Utilize legendas

Ainda que isto não seja propriamente uma dica para títulos, vale a pena mencionar porque as legendas são excelentes formas de identificar e destacar secções, facilitando a vida dos leitores que têm um tempo ou atenção limitados. Portanto não se esqueça de as usar, ao longo do artigo.

Nunca é demais pesquisar sobre novas formas de criar títulos apelativos e eficientes, pois como se pode comprovar, são os principais catalizadores de leitores. Um bom título garante uma boa e cuidada leitura, qualquer que seja o tipo de conteúdo do texto.

 

Leia ainda outros artigo no nosso blog, e acompanhe as nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados