Voltar

As mais importantes métricas de monitorização de SEO

Monitorizar os resultados das estratégias de SEO, bem como o seu estado, não é tarefa fácil. Por isso, existem algumas métricas que os profissionais de Search Engine Optimization devem ter em conta.

SEO Cycle Vector

Na realidade, o SEO e o marketing digital estão diretamente ligados, tendo em conta que de uma forma quase inata dependem um do outro para obter sucesso.

Contudo, em relação unicamente às estratégias de Search Engine Marketing, além de ser necessário saber o que fazer e não fazer, é ainda importante que sejam conhecidas as mais importantes métricas de monitorização.

Estas métricas são extremamente necessárias para contribuir para o sucesso das campanhas, uma vez que permitem o correto acompanhamento dos resultados, bem como a correta manutenção das estratégias.

Desta forma, aqui fica uma lista das mais importantes métricas a ter em conta por profissionais que contribuam para o desenvolvimento de estratégias de SEO:

1) Alterações orgânicas de tráfego

O tráfego orgânico é um dos maiores objetivos das estratégias de SEO, por isso, é importante que as mudanças neste campo sejam analisadas.

É necessário perceber o que pode ter corrido menos bem para que o tráfego orgânico do website ou blog tenha diminuído.

Esta análise de tráfego deve ser efetuada pelo menos uma vez por semana, para que seja possível estar constantemente a par dos resultados.

2) Tráfego direto

Grande parte dos profissionais preocupa-se apenas com o tráfego orgânico, contudo, o tráfego direto é também muito importante. Direcionar o tráfego é realmente uma métrica de desempenho enorme, porque muitas vezes os utilizadores encontram os websites de forma orgânica e nas visitas seguintes procuram diretamente pelo website.

Nesta métrica é muito importante descobrir quais são os dispositivos mais utilizados para chegar ao website, tendo em conta que a tendência mobile é cada vez maior.

3) Tráfego proveniente de links internos e externos

Este tipo de tráfego relaciona-se sobretudo com as ligações internas e externas que cada website pode conter.

Ou seja, é necessário que sejam medidos os resultados dos links internos, entre páginas e artigos, bem como os resultados de links para o website, colocados noutros websites como referência.

Assim, é necessário confirmar se estes links estão a funcionar de forma correta, ou se o redireccionamento não está a ser executado da melhor maneira.

4) Campanhas de SEM e as alterações de tráfego

Ora, a verdade é que as campanhas de Search Engine Marketing não têm implicações diretas sobre as estratégias de SEO, contudo, além de gerarem um aumento de tráfego, são importantes para compreender o que é realmente pesquisado pelos utilizadores do mundo online.

principais metricas de seo

5) Campanhas de email marketing

Estas campanhas influenciam diretamente o tráfego do website, contudo, de forma diferente das estratégias de SEO.

O tráfego proveniente de campanhas de email marketing também pode dar dados importantes sobre as pesquisas e os conteúdos que os utilizadores mais procuram.

6) Variações de Sessões

Medir o crescimento global e as quedas de tráfego do website dará aos profissionais de marketing online uma melhor ideia sobre as táticas que devem adoptar para aumentar o tráfego.

7) Variações de utilizadores

Além das sessões gerais do website, é também importante medir o número de utilizadores do website. Desta forma, será possível compreender o desempenho global e real do website.

8) Utilização de dispositivos móveis

Cada vez mais utilizadores acedem aos websites através de dispositivos móveis, por isso é importante que estes dados sejam mensurados como forma de compreender o ROI do desenvolvimento de responsive websites.

9) Aumentar a velocidade de carregamento das páginas

A velocidade de carregamento das páginas web tem bastante implicação no sucesso das campanhas de SEO, uma vez que se a página demorar demasiado tempo, os motores de busca vão sinaliza-la de forma negativa.

10) Tempo de resposta do servidor

Às vezes é a velocidade do servidor a causa dos problemas com a velocidade de carregamento das páginas do website, por isso, como forma de evitar velocidades negativas, pode ser criado um alerta automático de análise que dispara consoante o tempo de resposta do servidor.

11) Existência de conteúdo irrelevante

A existência de conteúdo irrelevante aumenta a taxa de rejeição dos utilizadores para com o website e por consequência piora o ranking dado pelos motores de busca ao mesmo website.

Por isso, é importante evitar conteúdos irrelevantes, descriptions mal escritas e imagens sem texto alternativo.

Ora, a verdade é que esta é uma pequena lista com algumas das mais importantes métricas de medição do sucesso das campanhas de SEO.

Contudo, este tipo de estratégias devem ser acompanhadas em diversas vertentes como forma de compensar o esforço e investimento feito pelas marcas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados