Voltar

7 passos para melhorar o SMO

O SMO é hoje em dia um fator importante na otimização de qualquer website e uma excelente ajuda no SEO.

7 passos smo

O SMO (Social Media Optimization) é a forma de gerar tráfego para os websites através das redes sociais. Nos dias de hoje é importante acompanhar o crescimento das redes com uma boa otimização.

Atualmente, a sua utilização completa o SEO, já que os rankings nos motores de busca dão importância a sinais de interações de redes sociais nos websites.

Ou seja, a existência de interações e ligações com redes sociais posiciona com mais destaque os websites nos resultados das buscas. Contudo, não são apenas o número de partilhas ou gostos que contribuem para a melhoria nos resultados.

Tem uma maior importância para os motores de busca saber quem interage com o conteúdo ou qual o tipo de comunidade a que o utilizador pertence.

Assim, existem 7 simples passos para melhorar o SMO de qualquer website.

1) Reputação:

A reputação de um website é maior quando este age como especialista na área ou como fornecedor de informações.

Realizar pesquisa aprofundada e criar conteúdo original de qualidade permite que se crie uma reputação sólida e reconhecida por todos.

Esta é também criada com base nas interações dos utilizadores e na forma como se criam ligações. Ajudar e resolver problemas é um ponto de partida para ter uma boa relação com os consumidores e conseguir ser reconhecido.

2) Interação:

É necessário criar uma forte relação com todos os utilizadores, comentando, respondendo, partilhando conteúdo, entre outras ações. Proporcionar uma boa experiência ao utilizador é sempre um ponto positivo.

Uma das formas mais eficazes de gerar interação é colocar “Calls to action” que façam o utilizador partilhar conteúdo e, assim, criar uma relação com a marca e o website.

3) Autoridade:

Os motores de busca procuram pessoas, websites e conteúdos que sejam credíveis, por isso quanto mais fidedigno for o conteúdo partilhado melhor posicionado estará o website.

Esta credibilidade vem dos comentários e das análises efetuadas. As redes sociais potencializam a autoridade pois quantas mais interações, partilhas e gostos existirem em determinado conteúdo, mais facilmente este é considerado credível e útil.

7 passos para smo

4) Liderança:

Um bom líder faz a sua pesquisa de forma organizada, cria conteúdo original e partilha insights úteis aos seus seguidores.

Uma marca que partilhe conteúdo de qualidade e útil para os seus consumidores mais facilmente será reconhecida como líder, passando a ser considerada uma boa fonte de conhecimento.

5) Social:

Umas das bases para um bom SMO é criar uma base forte de seguidores em todas as redes sociais, tendo assim a possibilidade de partilhar e discutir conteúdos.

6) Plataformas:

Escolher as redes sociais certas para uma marca é um importante ponto de partida, pois é necessário ter objetivos definidos de forma a conseguir extrair o melhor de cada plataforma.

O importante é as marcas focarem-se no que realmente querem e perceberem onde se encontram os seus consumidores.

É necessário ter em atenção que existem plataformas, como o Google Plus, que potenciam os benefícios do SEO ao utilizar uma estratégia de SMO.

7) Otimização:

Otimizar o SMO passa por criar pontos de contacto com os utilizadores de forma a ser mais fácil interagir.

Criar botões de partilha, dispor ícones de todas as plataformas onde a marca está, ou possibilitar o login para comentários através de uma rede social, são algumas das soluções para melhorar o SMO de um website.

Outra opção passa por colocar imagens, não só porque estas enriquecem o conteúdo, como podem posteriormente servir como thumbnail de partilha.

Assim, concluímos que facilmente se pode otimizar um website com o SMO, gerando ainda mais tráfego a partir das redes sociais, que hoje em dia são um dos pilares da comunicação digital.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados