O Jogo do SEO

SEO -

Se o Google fosse o reino, o trono seria o primeiro lugar e o Rei quem fizesse SEO.

De facto, aparecer na primeira página do Google pode ser decisivo para o sucesso de uma marca. E como é que isto é possível? Com muito trabalho e dedicação na otimização do site, ou blogue, da mesma. É aqui que aquelas três letras que estamos sempre a ouvir falar entram em ação: SEO. Para que fique bem claro, estamos a falar de Search Engine Optimization.

Então, o que é isto? Nada mais, nada menos, do que o processo que afeta a visibilidade de um website ou de uma página web num no Google). Ou seja, é o otimizar do conteúdo online para que esta tenha o melhor lugar possível quando alguém pesquisar uma determinada keyword.

Existem 3 partes essenciais neste processo: quem faz o SEO, o motor de busca, e quem está a pesquisar. Imaginemos que temos um artigo sobre lasanha vegetariana num blog – naturalmente, queremos que, quem pesquise por essas keywords, veja a nossa publicação em primeiro. Para isso acontecer, temos que fazer a nossa magia, que é como quem diz, o SEO, para que assim, o Google vá buscar o nosso artigo.

Também é importante saber que o Google valoriza a qualidade genuína do conteúdo, e a missão é a de conseguir responder, da melhor maneira, ao searcher’s intent.

É bastante comum que se subestime o valor que o SEO pode trazer, o que não deveria acontecer, porque quando o SEO é bem feito, cria uma experiência fantástica ao consumidor, o que vai fazer com que confie na nossa empresa.

Há algumas objeções ao uso do SEO, maioritariamente ligadas ao tempo e ao investimento a que obriga, pois os resultados podem demorar até se fazerem notar. Mas há alguns resultados imediatos que vão beneficiar tanto o cliente como o negócio:

1. Ao corrigir os erros no site, e ao selecionar as keywords certas, começamos a ganhar ranking, assim como a ver a performance orgânica melhorada.

2. Ao entrar num site que está limpo e arrumado, o utilizador vai encontrar aquilo que procura mais facilmente. Isto não só melhora a experiência do consumidor, como também a reputação do site, e pode até levar a mais visitas e, por sua vez, a mais leads.

A longo prazo, os benefícios que o investimento em SEO traz apenas se vão multiplicar. Quanto mais melhorarmos o nosso site, mais retorno vamos receber. Tempo, esforço e dedicação são as palavras-chave para um SEO de sucesso sucesso – e que vai compensar.


Partilhe a sua opinião