Voltar

Google Analytics e a utilização de relatórios de pesquisa

O Google Analytics é extremamente valioso relativamente à análise dos dados de pesquisas dos websites e disponibiliza insights importantes para a otimização dos mesmos.

Google Analytics e a utilizacao de relatorios de pesquisa

Existem diversas questões relacionadas com a otimização dos websites após o seu lançamento, tanto em questões de layout como seja o redesing do website, como a necessidade de desenvolvimento de um desing adaptado aos diversos dispositivos móveis, como em termos de conteúdo.

Contudo para que marketers e responsáveis por websites compreendam quais as mudanças necessárias é importante que avaliem o comportamento dos utilizadores, percebendo quais as suas necessidades básicas e as pesquisas mais efetuadas.

É nesta altura que surgem os relatórios disponibilizados pelo Google Analytics. Esta é uma ferramenta de simples implementação e configuração rápida, que proporcionará a obtenção de diversos dados sobre o website.

No caso do relatório sobre as pesquisas feitas pelos utilizadores, dentro do próprio site, este foca-se sobretudo na forma como as pessoas interagem com a funcionalidade da barra de pesquisa presente no website, sendo estes dados mais valiosos do que os obtidos através da análise das pesquisas orgânicas.

Através da visão geral deste relatório é possível ter acesso ao resumo dos dados mais relevantes. Neste caso, os marketers têm acesso à percentagem clara de quantas visitas o website teve e quantas incluíram a utilização da funcionalidade de pesquisa dentro do próprio website.

Os relatórios de pesquisas extraídos do Google Analytics permitem ainda compreender quais as visitas que implicaram a utilização da barra de search e quais as que ficaram apenas pela visita do website.

Ora, isto permite comparar diretamente a taxa de sucesso da barra de pesquisa perante novos e antigos visitantes do website, bem como compreender as receitas que esta barra está a gerar através, por exemplo, da subscrição da newsletter da empresa.

Este relatório permite ainda a mensuração de dados de websites e-commerce, que são lidos facilmente através de gráficos acessíveis.

google analytics

Os relatórios do Google Analytics permitem ainda compreender quais os termos de pesquisa mais utilizados pelos visitantes do website, sendo esta uma das suas funcionalidades mais importantes.

A verdade é que o conhecimento sobre as palavras chave das pesquisas permitem alterar ou otimizar a estratégia de conteúdos do website, sendo esta uma das formas de ir ao encontro das expectativas dos consumidores.

Além disso, este relatório disponibiliza ainda dados sobre as páginas do website mais visitadas, quais as que funcionam melhor e as que, na realidade, precisam de ser otimizadas, por exemplo em termos de pagespeed, uma vez que comprometem o comportamento dos utilizadores.

A verdade é que é a mensuração de dados, seja em relação a websites, seja no caso de campanhas de PPC ou de social media, permite a otimização da estratégia e o seu consequente melhoramento.

Assim, é indispensável que os dados do website sejam mensurados através das diferentes plataformas e ferramentas disponibilizadas no universo online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados