Voltar

SEO o que fazer ou não fazer

Antes da implementação de estratégias de SEO é necessário saber o que deve e não deve ser feito, para que os objetivos sejam alcançados.

SEO fazes e nao fazer

A verdade é que existem inúmeras questões sobre Search Engine Optimization (SEO) que devem ser tidas em conta no desenvolvimento de estratégias para as marcas.

Desde as atualizações de algoritmo dos motores de busca, às penalidades manuais, à falta de orientação, o universo do SEO é bastante complexo e devem ser tidas em conta algumas questões que potenciam o alcance do sucesso.

Assim, antes da implementação de estratégias de SEO, é importante que as marcas e empresas tenham em consideração o que não devem fazer, a fim de evitar erros futuros.

No caso do link building, a verdade é que estratégias de geração de tráfego com pouca qualidade podem ser prejudicadas pelos motores de busca, como o Google. Estas estratégias incluem, por exemplo, a colocação de comentários em blogs e websites, com um link para o site da marca.

Uma vez que a maioria dos blogs têm um atributo de “não seguir” para comentários com links, estes acabarão por não ter qualquer influência no ranking ou no volume de tráfego do website.

O desenvolvimento e publicação de conteúdos de baixa qualidade são também prejudiciais para as estratégias de SEO, uma vez que mais dificilmente serão avaliados pelos utilizadores e motores de busca como uma fonte credível, vendo assim o seu ranking e tráfego diminuído.

A compra de links para melhorar a estratégia de link building também não é a melhor solução, ora através desta via, marcas e empresas estarão a investir em tráfego que pode revelar-se de pouca qualidade.

Web Seo Chart On Blackboard

Estas são sem dúvida questões a rever, caso estejam a ser desenvolvidas, e devem ser alteradas para as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization).

No caso do conteúdo, este faz parte de uma estratégia sustentável de SEO, pelo que na gíria se pode dizer que: tudo depende da forma como o conteúdo está a ser produzido.

Não compensa desenvolver conteúdo apenas para ter algo para publicar. É necessário que este conteúdo seja realmente de qualidade, para que consiga conquistar a confiança de utilizadores e dos próprios motores de busca.

A interação com a comunidade é também uma fase importante de uma boa estratégia de SEO. Seja qual for o negócio, é importante que a comunidade se sinta envolvida e como parte da marca.

Incentivar fãs e seguidores a contribuir para discussões sobre determinado conteúdo, faz com que estes se sintam estimulados e interessados nos próximos conteúdos sobre a mesma temática.

Para contribuir para a criação destas discussões e interação, bem como para aumentar o tráfego para o website, é importante que as empresas apostem no desenvolvimento de estratégias de Social Media em paralelo com as suas estratégias de SEO.

A colocação de botões de partilha nos blogs e websites é também frutífera, uma vez que ao publicar conteúdo de qualidade, mais facilmente os utilizadores irão partilhar, por considerarem determinada informação credível.

O sucesso de estratégias de SEO não depende unicamente do seguimento das boas práticas, é também necessário que sejam tidos em conta os pormenores que prejudicam a estratégia, como é o caso do link building, como referenciado em cima, se for desenvolvido de forma errada.

Desta forma, é preferível que as estratégias de SEO sejam construídas e implementadas por profissionais da área, para que não sejam cometidos determinados erros, que possam vir a pôr em causa o sucesso da empresa no meio online, em termos de tráfego e ranking dos motores de busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados