Voltar

As imagens como ferramenta de SEO

As imagens colocadas nos sites podem ser otimizadas para SEO. Certas técnicas de SEO nas imagens permitem aumentar o tráfego direcionado para o website através dos motores de busca.

4 formas de tornar as imagens em ferramentas de SEO

O Search Engine Optimization, normalmente chamado de SEO, pode aumentar a visibilidade dos websites, se bem trabalhado, aumentando a posição dos mesmos no ranking dos motores de busca.

Contudo, apesar da necessidade de utilização de técnicas de SEO, há uma questão relacionada que é muitas vezes deixada de parte: a otimização das imagens.

A verdade é que muitos websites perdem tráfego e visualizações devido à falta de otimização das imagens, que exigem também alguma formatação por parte dos gestores de conteúdos.

Existem, assim, algumas boas práticas que devem ser seguidas por parte dos gestores de conteúdos, a fim de poderem influenciar o tráfego originado pelas imagens para os websites.

Dica 1 para otimizar as imagens em termos de SEO:

Quando uma imagem é colocada num website ou blog é importante que seja colocado o “alt text” da imagem. Este deve ser preenchido com uma pequena descrição sobre a imagem, e é utilizado para contextualizar os motores de busca sobre a imagem.

Para que o campo de “alt text”  ajude na otimização em termos de SEO, este deve ser preenchido com palavras chave específicas, relacionadas com a imagem e o conteúdo, e devem ter no máximo 125 caracteres.

Dica 2 para otimizar as imagens em termos de SEO:

Tal como os “alt text”, também os nomes das imagens são importantes pois fornecem uma descrição mais detalhada sobre a imagem aos motores de busca.

Caso os nomes das imagens estejam errados, ou sejam apenas códigos, os motores de busca não vão reconhecer a imagem e não saberão do que se trata, logo tornar-se-á mais complicado esta aparecer em pesquisas específicas.

Estas  devem igualmente ter no nome palavras chave específicas, de forma a que as imagens apareçam nos motores de busca quando estas keywords forem pesquisadas.

Caso a descrição tenha muitas palavras, o melhor é que estas sejam separadas com hífens, sendo esta uma das melhores práticas para preenchimento dos campos de “nomes de arquivo”.

otimizacao de imagens para SEO

Dica 3 para otimizar as imagens em termos de SEO:

Há uns anos, o motor de pesquisa Google anunciou que o page speed influenciaria a posição dos websites no seu ranking de pesquisa. E a verdade é que isto acontece, e também que o tamanho das imagens tem influência sobre o carregamento das páginas.

Desta forma, é necessário que o tamanho das imagens seja otimizado para que estas contribuam para o rápido carregamento dos websites.

A melhor forma de otimizar as imagens é guardá-las num formato específico para web. Por exemplo, o formato PNG deve ser utilizado para a grande maioria das imagens pois comporta transparências, faz uma correta compressão das imagens e guarda-as em tamanhos pequenos.

Já o formato JPG é o formato preferencial para as imagens que têm grandes paletas de cores. Contudo, existem inúmeros outros formatos que também podem ser adotados, como é o caso do GIF, que serve maioritariamente para animações.

O importante é que os ficheiros de imagem não sejam demasiado grandes ou comprometam o page speed do website.

Dica 4 para otimizar as imagens em termos de SEO:

A última dica relaciona-se com os websites e-commerce, para os quais o SEO é extremamente importante, e com os portfólios de imagens. A questão é: se o website apenas tratar de produtos, como vão os motores de busca saber de que se tratam as imagens?

É simples, através da colocação de uma descrição na própria imagem, que funcione quase como uma legenda da mesma.

Nesta descrição devem ser incorporadas palavras chave, tal como nos campos abordados anteriormente, e devem ser fornecidas mais informações sobre a própria imagem.

Uma outra forma de otimizar passa pela colocação de títulos nas imagens, que aparecerão na página. Estes também devem conter as palavras chave já definidas e devem elucidar tanto os utilizadores como os motores de busca sobre o que contem a respetiva imagem.

A verdade é que, apesar de ser um tema em voga, o SEO é muitas vezes deixado de parte pelos gestores de conteúdos, o que acaba por prejudicar as marcas face à sua concorrência.

Quanto mais otimizado estiver o website em termos de SEO, melhor será a sua posição nos motores de busca e mais facilmente será encontrado pelos utilizadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados