Copywriting: a estratégia para escrever um texto de sucesso

O Copywriting é a estratégia de produção de textos de marketing e vendas com o objetivo de gerar conversões e leads. A função do copywriter…

Voltar

O Copywriting é a estratégia de produção de textos de marketing e vendas com o objetivo de gerar conversões e leads. A função do copywriter passa por escrever um copy que se vai focar na persuasão , através de gatilhos mentais. Logo, o copy ou texto é o produto final que é utilizado em diversos Mídias e formatos.

Relação entre o Copywriting e Marketing de Conteúdo

Para atrair, cativar e educar uma determinada audiência por meio de conteúdos pertinentes e ricos, vamos utilizar o marketing de conteúdo. Quando se constrói uma relação de longo prazo é possível aumentar a rede de clientes e potenciais. Isto porque é importante ter conteúdo de qualidade que vá ao encontro dos interesses do público para captarmos à sua atenção.

A ideia é expandir toda a experiência que o consumidor vai ter num processo, no funil de vendas. E da mesma forma, conduzir o público por intermédio de conteúdos devidamente planeados, à reta final que no caso é a conversão.

Se o objetivo do marketing de conteúdo é interagir e atrair o público-alvo mediante conteúdos educacionais e de qualidade, igualmente, o copywriting tem que adotar uma posição ligeiramente diferente. Para que se leve o leitor a adotar uma ação.

Para ambos, o aspeto mais importante passa por conhecer a audiência que vai ler o conteúdo.

Como definimos uma estratégia de Copywrting?

Para criar qualquer conteúdo em marketing digital existem três orientações que devemos ter em conta:

  1. Inspirar o leitor do conteúdo;
  2. Criar uma relação com a marca;
  3. Incentivar os leitores a tomarem uma atitude

Para além destas três orientações que devem ser essenciais em qualquer conteúdo criado, do mesmo modo é importante considerar os princípios a seguir.

a.  Pesquisa

Para construir um conteúdo rico e relevante é importante realizar muita pesquisa. Nesse sentido, para que se possa produzir a matéria certa que vai prender a atenção do leitor.

b. Objetivo

Devemos estabelecer objetivos e um trajeto para o cliente dentro do funil de vendas. As publicações não devem ser feitas sem o devido planeamento e preparação.

c. Otimização

Quando falamos de otimização, em outras palavras, estamos a falar de uma relação entre o Copywriting e o SEO (otimização dos mecanismos de pesquisa). O SEO é essencial para que o seu site tenha uma boa posição no ranking das pesquisas Google ou outros sites de pesquisa. De forma, a ser facilmente encontrado pelos usuários.

d. Análise

Analisar os conteúdos produzidos, ou seja, as suas métricas. Bem como perceber o desempenho que estes têm é fundamental para a estratégia. Para evitar cometer erros futuros, analisamos os resultados bons e maus para estarmos mais preparados para tomar decisões futuras.

Os tipos de gatilhos mentais mais comuns

Anteriormente, referimos a palavra gatilhos mentais que são muito utilizados como um meio de persuasão. Posteriormente, deixamos-lhe alguns gatilhos mentais que selecionámos e que consideramos serem os mais relevantes.

a.  Urgência

Quando não existe urgência é normal as pessoas prorrogarem as suas decisões. Por esta mesma razão, um texto não deve ser apenas um meio de chamar à atenção do leitor. Bem como, uma forma de fazer com que este adote uma atitude rápida que resulte numa conversão.

b.  Exclusividade

Na internet podemos encontrar conteúdos distintos que estão apenas à distância de um clique. Nesse sentido torna-se cada vez mais importante que o seu conteúdo apresente uma exclusividade.

b.  Especificidade

As chamadas do texto devem definir um prazo ou igualmente os próximos passos que o visitante deve adotar para executar uma ação.

d.  Reciprocidade

O ser humano tem uma predisposição a responder a ações positivas com outras ações positivas. Ao fornecer conteúdo significativo ao seu leitor está a cultivar  interesse para que o procure no futuro. Como resultado, muitas empresas têm lançado e-books, manuais, posts instrutivos, entre outros.

e.  Compromisso e coerência

Quando nos comprometemos com algo ou alguém, o habitual é que se sinta uma pressão para se comportar de modo a cumprir o compromisso. Sob o mesmo ponto de vista, no texto, este princípio é necessário para conquistar a confiança do leitor. Não prometa aquilo que não poderá cumprir. Seja coerente na sua escrita e crie um texto que tenha sequências lógicas de ideias.

Como otimizar as páginas com Copywriting e SEO?

O motor de pesquisa define parâmetros que precisam de ser seguidos para termos um conteúdo bem-sucedido. Imediatamente deixamos-lhe pontos importantes para otimizar as suas páginas e deixar mais atrativas para os motores de pesquisa.

A. CTA

O CTA aparece no final do texto e indica ao leitor qual é a próxima ação que ele deve realizar. É muito importante e deve ser sempre pensado de forma estratégica. De maneira a manter o utilizador mais tempo na página e a interagir mais com o conteúdo.

B. Experiência do utilizador

Garantir que o utlizador tem uma boa experiência é fundamental. Caso contrário, irá procurar outra alternativa. Assim devemos ter em atenção determinados pontos, tais como: a formatação do texto, o tamanho da fonte, imagens, design da página, entre outros. Todos estes fatores devem estar em comunhão para garantir que quem está do outro lado consegue compreender o que está presente na página. Independentemente da plataforma utilizada.

C. Palavra-Chave

É através da análise das palavras-chave que o motor de pesquisa vai “apreender” o tema abordado. E só assim, os usuários podem encontrar o seu conteúdo. Para que esta estratégia funcione corretamente, o ideal é que a sua palavra-chave apareça pelo menos 3 vezes ao longo do texto.

D. Link Building

Para tornar o conteúdo melhor deve investir em links. Estes links podem ser internos que vão redirecionar o seu leitor para outra página do seu blog ou site. E externos que são adequados para comprovar informações e pesquisas, aumentando a credibilidade do conteúdo.

E. Escaneabilidade

A escaneabilidade é uma técnica utilizada para otimizar o conteúdo para facilitar a experiência do utlizador e a sua leitura dinâmica. Cada vez mais, os utilizadores têm menos tempo para atividades de longa duração. À vista disso, uma estratégia para facilitar a leitura é uma mais valia.

 

Em conclusão, o copywriter tem a função fundamental de produzir um “copy” que são palavras destinadas a estimular ações. Estas palavras estão ligadas ao ato de promover ou vender um negócio, marca, organização, produto ou serviço. É neste sentido que o propósito da escrita no marketing se relaciona com o copywriting. Adicionalmente, a criação de uma estratégia de copywriting deve ser devidamente planeada e pensada antes de tudo. Sendo que, o grande objetivo vai ser gerar uma conversão.

É muito comum a utilização de gatilhos mentais. Pois tal como as ações quotidianas são desempenhadas de maneira automática, o mesmo acontece com a decisão de compra pois existem sinais memorizados no nosso subconsciente que nos fazem optar por um produto/serviço ao invés de outro.

Finalmente, devemos otimizar sempre as páginas com o copywriting e o SEO porque da mesma forma que queremos que as pessoas compreendam aquilo que estamos a transmitir, também precisamos que os motores de pesquisa consigam decifrar a informação. Para ajudar os motores de pesquisa a descodificar esta informação, vamos utilizar determinados pontos, mas no fim, o objetivo é unicamente um: atingir uma boa posição no ranking.

 

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pedir Orçamento

Veja o seu investimento converter-se em resultados.