Voltar

NO BOX – Design Thinking

O design thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar e resolver problemas relacionados, por exemplo, com futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções para os clientes. Para além de farramentas, o focus para o seu sucesso são os elementos da organização envolvidos, pois estes precisam de saber como pensar, concetualizar e criar valor.
Normalmente o design thinking é realizado em grupo e dividido em fases, cujas alteram de autor para autor. Para a SmartKISS as essenciais são as seguintes 5:

Pesquisa, ou seja, entender quais são as necessidades das pessoas envolvidas no problema (consumidores, funcionários, etc.), do que precisam, do que gostam, o que querem. A partir daqui é necessário delimitar qual é o problema, o que precisa ser resolvido ou criado;

  • Brainstorms – organizar reuniões “informais” em que as ideias e sugestões devem fluir sem censura, sem medo de errar;
  • Filtragem, ou seja, escolher uma ou algumas ideias e criar protótipos/simulações. Os post-its, nesta fase, ajudam o grupo a organizar e selecionar as ideias mais eficazes e interessantes, com desenhos, esquemas ou palavras;
  • Teste – o processo acaba quando se testam os protótipos finais e se escolhe o que melhor se adqua, depois de discussão e acordo mútuo entre os elementos.
  • Esta abordagem de “co-criation” parte do princípio que todas as pessoas têm a capacidade de provocar mudanças numa organização, pensando de forma criativa. A cultura em que vive uma empresa, com ou sem fins lucrativos, é determinante para a inovação e criatividade do que se produz.
  • O conceito, desenvolvimento e pensamento criativo do design thinking surgiu no mundo dos negócios para revolucionar a maneira de encontrar soluções inovadoras para os problemas e soluções criativas focadas em necessidades reais do mercado.

Na SmartKISS este método também é por vezes aplicado e costuma resultar em grandes trabalhos finais. Por isso, não se esqueça: Don’t think outside of the box, think like there is no box! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados