Evolução do Marketing || De 3.0 a 4.0

Evolução do Marketing || De 3.0 a 4.0 Numa era tecnológica, a evolução do marketing é constante e deve ser vigiada de forma muito próxima.…

Voltar

Evolução do Marketing || De 3.0 a 4.0

Numa era tecnológica, a evolução do marketing é constante e deve ser vigiada de forma muito próxima. Primeiramente, é importante considerar o nome Philip Kotler, quando se fala de marketing, sobretudo usá-lo como referência.

Quem é Philip Kotler?

Considerado como o “Pai do Marketing Moderno”, Philip Kotler, mundialmente conhecido, é uma mais valia na aquisição de conhecimentos, de qualquer um.

Tal como o marketing a própria obra de Philip Kotler evoluiu ao longo dos tempos. Afinal, o que é hoje conhecido como Marketing 4.0, outrora foi conhecido como Marketing 3.0.

Evolução do Marketing

A indústria e o mercado são constantemente afetados por mudanças.

Em primeiro lugar, é necessário compreendê-las e posteriormente adaptarmo-nos de forma correta às mesmas. Por esse motivo, o marketing deve atuar em conformidade.

De forma, a compreender diversos aspectos atuais devemos retomar à fase inicial, associar épocas e técnicas à evolução.

Assim sendo, o Marketing 1.0 surge em 1900, altura da época industrial e é a era em que o marketing tem maior foco no produto.  Seguidamente, em 1990, surge centrado no consumidor, por consequência do aparecimento das tecnologias de informação. Por fim, a partir de 2010, o Marketing 3.0, foca-se no humano e adapta-se ao seu alerta mais consciente. Mas, o mundo não pára …

O que é o Marketing 4.0?

Segundo Philip Kotler, o Marketing 4.0, vem alertar da mudança do tradicional para o digital. Principalmente, surge como um guia para todas as empresas, a fim de proporcionar aos profissionais a possibilidade de acompanharem a evolução. Da mesma forma, possibilita o conhecimento de diferentes comportamentos por parte do consumidor que se deve ter em conta.  Todavia, não é novidade que cada vez mais os consumidores procuram serviços e produtos na internet, tal como conteúdo de qualidade. Por fim, Philip Kotler, alerta para a necessidade da criação de laços maiores entre marcas e consumidores.

O que é o originou a mudança?

Existem três mudanças contrastantes que tiveram um enorme impacto, na mudança do 3.0 para o 4.0.  Assim sendo e por motivos evidentes são elas: o Google, as Redes Sociais e os Serviços (App’s).

Quais as principais características do Marketing 4.0?

No Marketing 4.0, os sentimentos humanos, os impactos e transformações sociais, tal como as mudanças de interacção são actualmente altamente considerados.

Dessa forma, o Marketing 4.0, assenta-se em variados factores tais como:

  1. Integração do Marketing Tradicional com o Digital;
  2. Consumidor mais informado, com múltiplos interesses;
  3. Análise comportamental do consumidor;
  4. Uso de App’s Mobile;
  5. Consumidor com menos tempo e com mais distrações;
  6. Experiências e momentos únicos para o consumidor;
  7. Marketing Multicanal;
  8. Análise de dados específicos;
  9. Interação On-line e Off-line.

O marketing está a tornar-se mais pessoal do que nunca.  Desse modo, em virtude de criar valor para o consumidor, as marcas estão simultaneamente à procura de métodos de aproximação. Contudo, apesar da subsistência de uma empresa ser em parte a venda de produtos e serviços,  o propósito tornou-se ainda maior. 

Caso queira conhecer truques de como o fazer, entre em contato connosco e torne-se o melhor amigo dos seus clientes.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Keep it simple and stupid.

Portugal 2020Vale Indústria 4.0