Voltar

“O futuro passa pelo vídeo marketing” – António Paraíso

A SmartKISS esteve presente na XV Semana Nacional de Marketing, onde entrevistou o especialista em Marketing, Luxo e Inovação – António Paraíso.

congresso-marketing-2014

Uma vez que o vídeo é sem dúvida a ferramenta do futuro, não podíamos deixar de apresentar a entrevista feita a António Paraíso, neste mesmo formato, que pode ser vista aqui.

A necessidade de adaptação das marcas ao consumidor e nomeadamente ao meio online foi um dos pontos destacados por António Paraíso, que considera que cada vez mais as marcas estão “comunicar no mundo digital, estão a vender online e estão a criar experiências.”

O consultor, formador e palestrante, António Paraíso, destacou ainda a importância do vídeo para os negócios, em todos os mercados, enfatizando que o vídeo “é de facto uma ferramenta a ter em conta no futuro”.

Nesta XV Semana Nacional de Marketing, organizada pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM), estiveram presentes diversos oradores: tais como João Torneiro (Director de Marketing R&D da Galp Energia), José António Rousseau, que expuseram a sua opinião sob o tema “reanimação”, inspirada na linguagem médica.

A entrevista:

SmartKISS (SK) – Em relação à evolução do Marketing, uma vez que é constante, quais foram para si as mudanças mais importantes?

António Paraíso – A evolução do marketing, de facto, é constante como disse. A principal mudança, eu acho que foi a revolução digital, e vai continuar a ser a revolução digital, e a adaptação que vamos ter que fazer para comunicar nesse novo mundo.

SK – Em relação à diferença entre a comunicação de produtos de luxo e produtos de grande consumo, qual é que é realmente esta diferença?

António Paraíso – É imensa! Comunicar para mercados de consumo ou comunicar para nichos de luxo exige cuidados muito diferentes. Desde logo no conteúdo da mensagem e também nos meios. Para comunicar para o mercado de massas comunica-se tangível e para comunicar para os nichos de luxo comunica-se, sobretudo, intangível. Para comunicar para mercado de massa comunica-se em grandes meios de comunicação e para comunicar para comunicar com os nichos de luxo, a principal ferramenta de comunicação são as relações públicas e os contactos pessoais.

SK – Em relação à importância do Social Media na comunicação de empresas de luxo, qual é que é aqui o grande ponto?

António Paraíso – Confesso-lhe que para mim é uma surpresa, mas o luxo é feito de paradoxos e este é mais um dos vários paradoxos do mundo do luxo. Eu acreditava que o Social Media não ia ter tanta força no mundo do luxo, mas a verdade é que está a ter. E é de facto um paradoxo difícil de entender, mas de facto tem muita força, e as marcas estão a comunicar no mundo digital, estão a vender online e estão a criar experiências. E este é o verdadeiro desafio das marcas de luxo, é criar experiências online.

SK – E porque acha que isto aconteceu, este grande boom do Social Media, tanto nas marcas de consumo como nas marcas de luxo?

António Paraíso – Porque o consumidor é cada vez mais novo. E porque o consumidor que hoje tem 30/35 anos já nasceu com computadores e com playstations. Os meus sobrinhos, que tem hoje 20 anos, daqui a mais 20 anos, não vão saber comunicar de outra maneira que não seja no mundo digital. E as marcas têm que se adaptar ao consumidor!

SK – Dada a sua experiência, como é que situa o marketing feito em Portugal face ao marketing feito no resto da Europa?

António Paraíso – Eu sinceramente não vejo diferença. Eu não gosto dessa ideia constante de que sempre nos tentamos comparar lá fora, com sentido de inferioridade. Eu acho que em Portugal se faz tão bom ou melhor marketing como o melhor que se faz lá fora, não há diferenças. Recentemente há aí uma campanha feita lá fora, dos chocolates Milka, feita por um português, e foi um sucesso mundial.

SK – 2014 é considerado o ano do vídeo marketing, esta é para si uma aposta em ter em conta nas marcas de luxo ou apenas nas marcas de grande consumo?

António Paraíso – Claríssima, em tudo! 2014, 2015, 2016. O futuro passa pelo vídeo marketing, eu acredito nisso. Eu próprio já estou a apostar forte nessa ferramenta, e tenho vários vídeos meus no meu canal YouTube. É uma excelente ferramenta de comunicação e as marcas de luxo estão a apostar nisso também, e todas têm vídeos lindíssimos. O vídeo permite estimular os sentidos, a audição, a visão, permite contar histórias, permite envolver a imaginação, permite prender a atenção. É de facto uma ferramenta a ter em conta no futuro, sem dúvida alguma.

SK – Em termos de marketing, quais pensa que serão as próximas grandes tendências para reavivar o mercado?

António Paraíso – É muito difícil estar aqui a fazer previsões sobre o futuro. O mercado está a mudar constantemente e qual é a nova grande tendência que de futuro vai abanar o mercado e vai fazer sucesso, eu confesso que não lhe sei dizer. Sei dizer-lhe uma tendência que estou a começar a sentir agora, já é real, e que eu acredito que vai fazer o seu caminho e que vai ter muito mais importância nas estratégias de marketing futuras, estou a falar-lhe de storytelling. Eu acredito que, cada vez mais, as marcas vão ser contadoras de histórias e vão captar a atenção e interesse do seu público e envolver-lhe a imaginação, contando histórias, não há outra forma.

SK – Nomeadamente através do social media e do vídeo marketing?

António Paraíso – Sem dúvida nenhuma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados