Voltar

Evolução do Marketing – Linha do Tempo

Como sabemos e antes de mais, a evolução do Marketing,  passou por diversas etapas até chegar à atualidade. O Marketing é uma área que está sempre a acompanhar as grandes mudanças, adaptando-se a cada situação e a melhorar as estratégias de comunicação. É difícil encontrar a primeira ação de Marketing realizada na história. Já que, além de ter acontecido há muito tempo, não foi documentada.

Antigamente, podemos afirmar que as negociações entre as pessoas sempre existiram. Quer isto dizer, que o Marketing está presente na sociedade há muito tempo. Mesmo que eventualmente tudo isso fosse feito de forma oculta. É possível afirmar, que muitos comerciantes faziam Marketing sem saber, pois, os próprios, teriam o objetivo de definir os seus produtos, assim como, posicioná-los e anunciá-los.

Linha do Tempo – Evolução do Marketing 

1455

Uma das invenções que facilitou primeiramente o desenvolvimento do marketing, foi a prensa tipográfica de Gutenberg. Onde revolucionou a comunicação e simultaneamente, facilitou o processo de distribuição intelectual. Dando assim, origem aos primeiros anúncios impressos. Antes deste desenvolvimento, todos os anúncios, recados e livros precisavam de ser escritos e copiados à mão.

No século XVII, imediatamente começaram a circular jornais e revistas. Posto isto, os negócios da época podiam divulgar os seus produtos e serviços para um grupo mais alargado de pessoas. Nesse período ocorreu, em 1609 a impressão do primeiro jornal do mundo e consequentemente, em 1741 a impressão da primeira revista do mundo.

1839

Com a Linha do tempo, os panfletos começaram a circular, mas posteriormente, foram proibidos na cidade de Londres.

1867

Surgimento da origem do Outdoor visto haver a necessidade de criar novas formas de comunicação.

1922

Para patrocinar as transmissões, começaram a ser feitos anúncios verbais de produtos e serviços.

1941

Primeiro anúncio na televisão onde o crescimento foi tão rápido que, em 1954, os anúncios de televisão já tinham superado a receita obtida por meios anteriores.

1946

O telefone começou a ser um canal efetivo para o telemarketing.

1967

Surgiu o lançamento do livro Administração de Marketing, escrito por Philip Kotler, o livro mais adotado em faculdades de marketing no mundo.

 

Década de 1990 – as Grandes Transformações

Segundo a linha do tempo, encontramo-nos numa época mais atual e conhecida por todos. Dessa forma, o marketing começou a transformar-se e a criar estratégias. Sendo que, as próprias estão alinhadas com os objetivos das marcas, com a necessidade do consumidor, bem como com as tendências do mercado.

Na década de 1990, surgiu o boom da internet e o começo de um mundo globalizado. Juntamente com o surgimento dos blogs, e-mails e algumas redes sociais. Em outras palavras, começou a surgir o chamado “Marketing Digital”.

Nos anos 2000, foi considerada a época de grandes transformações:

  • Criação do LinkedIn;
  • Facebook;
  • Google AdWords;
  • WordPress;
  • Google Analytics;
  • Youtube;
  • Twitter;
  • Popularização da 3G;
  • Lançamento do WhatsApp e do Instagram;
  • E-commerce;
  • Amadurecimento da World Wide Web (WWW).

Consequentemente, em 2010, encontramos já um marketing mais focado no relacionamento com o público.

Na atualidade, já existe um Marketing que acompanha todas as tendências e que se encontra totalmente preocupado com o relacionamento com o cliente. Além disso, cria estratégias para agregar mais valor para a marca e ajudar no seu crescimento. E concluímos assim, a evolução do Marketing!

Fique a par de todas as novidades através do nosso blog e das nossas redes sociais Facebook e Instagram. Não hesite em contactar-nos!

Gostou do artigo? Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados