Facebook Dating
A união entre pessoas ao nosso redor é o principal propósito do Facebook. Contudo, esta rede social também te quer ligar a pessoas que ainda não conheces, mas que te poderão colocar um anel no anelar da mão direita, através do Facebook Dating!
Enquanto as autoridades do Reino Unido anunciam ao Facebook a multa de 565 mil euros por violação da lei de proteção de dados (o último e talvez o maior conflito da rede social), a equipa dedica-se a desenvolver e testar o Facebook Dating, a nova funcionalidade que permite a Mark Zuckerberg, CEO da rede social, entrar no mercado dos encontros. De acordo com essa informação, há 200 milhões de pessoas listadas como solteiras no Facebook, o que motivou a criação da “dating home”, uma subpágina opcional do perfil dos usuários que concentra todas as informações necessárias para marcar encontros e conhecer possíveis parceiros.
Com o objetivo de reproduzir a experiência de encontros amorosos online no mundo real, a funcionalidade formata-se num coração. Aparecerá no canto superior direito, para a criação e personalização de um perfil para dating (nome, foto, gostos e interesses). Ao ligar a opção dating poderá ter acesso aos perfis das pessoas que acha interessante. Desde que as mesmas não estejam na sua lista de amigos. Se encontrar alguém que lhe agrade, terá de desbloquear o seu perfil para se tornar visível a todos os outros membros do grupo ou participantes nos eventos e, por fim, começar a enviar mensagens ao potencial parceiro.
Sobre questões de privacidade, a equipa afirma que não terá de se preocupar. Todos os textos de troca de mensagens do Facebook Dating são guardados à parte, sem se misturarem com as conversas do Messenger. Para além do perfil e conversas, também os grupos e eventos estarão numa plataforma independente. Poderá bloquear ou desbloquear o Facebook Dating em cada evento, filtrando quais os que está disponível para encontros, ficando então com o perfil ativo para outros utilizadores que também tenham esta funcionalidade ativa para os mesmos eventos.
Caso o Facebook Dating seja visto como uma segunda opção ao Tinder, num futuro próximo, isso poderá ter impactos?
– Se o Facebook Dating não for eficaz em ajudar os usuários a encontrar potenciais parceiros, isso pode ter efeitos negativos na autoestima, como inveja e solidão. Por outro lado, se o número de solteiros que usam o recurso diminuir, isso pode afetar a base de criação da funcionalidade. Além disso, pode haver um aumento do número de usuários que se identificam como “divorciados”.
– O número de utilizadores do Facebook poderá aumentar se um especial interesse pelo Dating incentivar a criação de perfil ou a duplicação das contas, sendo um novo perfil dedicado à nova funcionalidade. Atenção! Esta aplicação poderá originar situações bizarras e embaraçosas, como encontrar um parente casado a seduzir a miss t-shirt molhada na pool party do bairro. Por outro lado, apesar da privacidade assegurada, poderá haver uma diminuição do mesmo número. IsCaso os utilizadores mais conservadores e tradicionais cancelarem o seu perfil, devido a questões morais, culturais e relacionadas com tabus de caráter sexual.
– Por fim, a nível empresarial, o Facebook continuará a ser a rede social de presença e divulgação de empresas, como as nossas clientes?! O número de participantes em eventos criados poderá aumentar, mas muitos millennials já substituem o Facebook por outros canais de vanguarda… Os seus targets alterar-se-ão tanto que será necessário mudar de estratégia digital?! Mark Zuckerberg diz que não pretende que o Facebook Dating seja uma forma de arranjar parceiros sexuais, mas uma solução para se criar relacionamentos duradouros. Não seria melhor este preocupar-se em aproximar o Facebook a um LinkedIn, cujo está cada vez mais presente no digital das organizações?!
Em suma, fica o principal dilema, o Facebook Dating criará ou destruirá relações amorosas, mas também entre empresas e clientes?! Só o futuro mostrará se esta crise de identidade da rede social poderá gerar mais crises nos departamentos de marketing de muitas empresas, criar mais desafios no digital e/ou desenvolver outras e novas potencialidades. Até lá, que o cupido acerte nos corações dos solteiros, que nós na SmartKISS acertamos em manter tudo isto simple and social! 😉
Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades!