Facebook: inspiração como nova forma de angariar Likes
Empresas apostam na criação de conteúdos inspiradores para aumentar likes no Facebook. A estratégia tem-se revelado um sucesso.
As estratégias de Marketing gratuito no Facebook estão a chegar ao fim. Como forma de combater esta situação, as marcas têm lutado para encontrar uma nova forma livre e ilimitada de interagir com os potenciais clientes.
Nas redes sociais, em particular no Facebook, as empresas e marcas estão cada vez mais a tentar chegar aos seus potenciais clientes através da inspiração.
Quando o Facebook ainda estava em crescimento, a construir a sua base de utilizadores e a desenhar as suas funcionalidades, era a rede perfeita para as empresas aliciarem novos clientes a adquirir os seus produtos.
Assim que um utilizador fizesse Like à página da empresa, tornava-se automaticamente público-cativo.
O Facebook era uma rede social onde as empresas podiam fazer um showcase dos seus produtos. Falar livremente das suas vendas e ainda recrutar novos clientes. Ao incentivar os seus seguidores a partilhar a página da mesma, com a sua lista de contactos).
Mudança no Facebook
Nos últimos anos, o Facebook começou a modificar a forma como os utilizadores percecionam as notícias e informações nos seus Feeds. Isto afectou o alcance orgânico.
O Facebook revelou um algoritmo, criado para ajudar a preencher o News Feed dos utilizadores com tópicos e informação relevantes para os interesses e likes próprios de cada um.
O algoritmo analisou a forma como os utilizadores interagiam com os items dos seus newsfeed e extrapolou essa informação para saber quais os items que poderiam ir ao encontro desses mesmos interesses.
Se por um lado isto faz todo o sentido para os utilizadores, por outro, afastou as marcas que achavam que teriam sempre livre acesso e sem restrições à chamada audiência-cativa.
Por essa razão, em vez de pagarem para promover os seus posts e atingir o seu público-alvo, a maioria das marcas começou a encher o News Feed dos utilzadores, com conteúdos altamente clicáveis – como infografias ou imagens, (que podem ou não ter alguma coisa a ver com a marca propriamente dita).
As infografias foram provavelmente as mais eficientes na criação de fidelização por parte das marcas à sua página, pois originaram novos likes, novas partilhas e consequentemente, um maior alcance.
Mas como todas as modas têm uma duração limitada, o tempo das infografias chegou ao fim. Os likes que daí resultaram, já se dissiparam há muito.
Inspiração
Perante esta situação, o que começaram as empresas a fazer para aumentar o interesse dos utilizadores do Facebook? E o que fizeram para que os seus conteúdos fossem partilhados e as suas páginas alvos de mais “Likes”? A resposta é simples: Inspiração!
As frases inspiradoras conseguem capturar, por exemplo, a atenção de um utilizador do Facebook, que está a ter um dia mais difícil ou que só precisa de umas palavras inspiradoras para se voltar a sentir melhor e com uma energia mais positiva.
E o que é que esse utilizador faz quando as palavras criam esse sentimento de bem-estar? Clica no botão “Like” ou partilha esse conteúdo no seu próprio feed, para que outros utilizadores possam também beneficiar do mesmo.
A empresa também beneficia porque o seu post ganha notoriedade e cria fidelização. É gerada uma reação, que é posteriormente assinalada pelo algoritmo do Facebok (o que, como se sabe, tem em consideração as últimas 50 acções do utilizador para determinar o que deve aparecer no News Feed do mesmo).
Porque são as frases inspiradoras tão populares?
Os utilizadores do Facebook estão à procura de sinais e presságios nos items que aparecem no seu News Feed. Algo que os faça sentir bem e que os faça sorrir.
Esta relação simbiótica parece estar a funcionar às mil maravilhas para muitas empresas que adoptaram a estratégia. Até o facto de adicionarem agregadores e hashtags como #motivação e #inspiração aos seus posts é uma forma de aumentar o alcance.
Com o intuito de dar a volta às restrições impostas pelo Facebook, esta nova estratégia das empresas tem tido resultados que se têm vindo a provar verdadeiramente… inspiradores! Pelo menos por enquanto.
A realidade é que as empresas podem ter ganho este “round”, mas as audiências eventualmente cansar-se-ão desta tática. As marcas terão de redobrar as doses de criatividade por forma a responder às novas necessidades dos utilizadores.
Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!