Voltar

Como aumentar Social Media engagement de forma correta?

O engagement em social media é uma das partes essenciais em qualquer estratégia relacionada com redes sociais, sendo a prova da real interação dos fãs.

aumentar social media engagement

A importância das redes sociais atualmente é inegável, contudo existem ainda inúmeras empresas que não conhecem as métricas mais importantes para medir o seu sucesso, nomeadamente a métrica de engagement.

A verdade é que os níveis de interação e engagement nas redes sociais, são prova de que uma estratégia de social media foi desenvolvida de forma correta e que está alcançar o seu público alvo.

Pró-atividade das marcas nas redes sociais

Esta pró-atividade das marcas é um dos tópicos que deve ser tido em conta pelos marketers e gestores de redes sociais, uma vez que faz com que o interesse dos fãs pela marca aumente.

Neste prisma, existem diversas questões que devem ser destacadas, como a originalidade e relevância de conteúdos que atraem a atenção dos consumidores.

Outro dos tópicos favoráveis ao engagement em social media, é a rapidez na  resposta das marcas relativamente às questões colocadas pelos seus fãs nas redes sociais.

De acordo com o “State of Customer Service” da NM Incite, cerca de 71% dos consumidores que recebem respostas rápidas e úteis por parte das marcas, às questões colocadas nas redes sociais, estão mais propensos a recomendar a marca a amigos.

Os consumidores e fãs das marcas tornam-se ainda mais fiéis quando se sentem parte integrante da marca, ou seja, quando se sentem quase como influenciadores tornando-se assim embaixadores da marca nas redes sociais.

Ora, isto apenas se consegue com um grande trabalho de análise e de compreensão do público alvo, tendo em conta que nem todas as pessoas partilham o mesmo conteúdo.

social media engagement

Monitorização de resultados em social media

A monitorização de resultados nas redes sociais é uma das oportunidades mais desperdiçadas pelas empresas e marketers, sendo no entanto a melhor forma de conhecer o público alvo e desenvolver otimizações necessárias.

Esta monitorização deve ser feita em diversas vertentes, tanto através da análise dos relatórios fornecidos pelas próprias redes sociais, como através da análise de menções à marca que podem acontecer noutras páginas e perfis que não a página oficial.

Para o desenvolvimento de bons relatórios de monitorização é ainda necessário analisar a presença dos concorrentes nas redes sociais, e compreender a forma como são vistos pelos fãs.

Desta forma, através da análise desenvolvida é possível fazer os upgrades corretos à estratégia, que acabarão por melhorar o relacionamento da marca com os fãs e aumentar o ROI da campanha.

Manter seguidores e clientes através de estratégias de social media

A verdade é que já muitas marcas estão a progredir em termos de angariação de novos seguidores nas redes sociais, tanto através do desenvolvimento de anúncios online como através da partilha de conteúdos atrativos.

Contudo, a dificuldade neste momento reside em manter os seguidores e clientes antigos.

Uma das formas de manter estes seguidores passa por mais uma vez, agradecer a sua permanência nas redes sociais e demonstrar alguma gratidão pela sua interação.

Uma das formas de conseguir a atenção e compromisso por parte dos fãs, passa por exemplo por partilhar um conteúdo de um fã especial, seja uma fotografia ou vídeo, ou até mesmo mencioná-lo num post da marca.

De uma forma simplificada, o engagement em social media é a forma mais importante de medir o sucesso das estratégias das redes sociais das marcas.

O aumento de interação e compromisso por parte dos fãs para com a marca é, sem dúvida a forma mais eficaz de aumentar o sucesso da marca nas redes sociais.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados